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dc.contributor.authorRabelo, Lara Porfírio-
dc.date.accessioned2019-07-22T14:14:51Z-
dc.date.available2019-07-22T14:14:51Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13417-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo central analisar, a partir de diálogos interdisciplinares entre a psicologia e o campo das artes visuais, como a feminilidade, a masculinidade e a corporeidade têm sido representadas, na perspectiva de jovens adultos, e qual o impacto da mídia na construção dessas representações. Este estudo utilizou o método qualitativo baseado na epistemologia qualitativa proposta por González Rey (1999, citado por Madureira & Branco, 2001). Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com três estudantes universitários de classe média, duas mulheres e um homem, entre 19 e 22 anos de idade. As entrevistas foram divididas em 2 momentos. O primeiro foi orientado por perguntas abertas sobre a temática e o segundo momento contou com uso de 5 imagens que guiaram outras perguntas, explicitando a articulação desse estudo com o campo das artes visuais. Os resultados evidenciaram o papel significativo de diversas instituições sociais, como a família, a escola e, principalmente, as mídias sociais, na construção das representações sociais de gênero, explicitando o sofrimento psíquico significativo atrelado aos padrões estéticos hegemônicos, que acabam afetando, principalmente, as mulheres por serem incentivadas, desde a mais tenra idade, a transformar-se em objeto visual para os homens. Outro desdobramento dessas representações sociais de gênero diz respeito às violências físicas e simbólicas contra as mulheres, muitas vezes, naturalizadas no cotidiano por meio de práticas e discursos misóginos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-07-22T11:47:23Z No. of bitstreams: 1 21603650.pdf: 791862 bytes, checksum: 4fcab90526707a915e3e76812b10745f (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-22T14:14:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21603650.pdf: 791862 bytes, checksum: 4fcab90526707a915e3e76812b10745f (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFeminilidadept_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectPadrão estético hegemônicopt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.titleGênero, mídia e corporeidade: diálogos entre a psicologia e as artes visuaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-
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