Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13427
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matthke, Luise | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-22T15:56:56Z | - |
dc.date.available | 2019-07-22T15:56:56Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13427 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa qualitativa teve como principal objetivo analisar as crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. Em termos metodológicos foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com três professores/a da educação básica no Distrito Federal. Os resultados demonstraram que há uma dificuldade em dialogar acerca de fenômenos como a homofobia e o sexismo dentro das instituições escolares, principalmente nas de ensino particular. Para a maioria dos/a participantes da pesquisa, educação sexual se reduz a um viés biológico, o que de certa forma já era esperado, reconhecendo que há uma hegemonia na educação e nos livros didáticos em compreender e associar a sexualidade com as questões biológicas e reprodutivas. Por essa razão, esse estudo evidencia a necessidade de maiores estudos e de mais pesquisas acerca do papel fundamental da escola, enquanto instituição social, e a sua articulação com os estudos de gênero e sexualidade, com o intuito de alcançar a desconstrução de preconceitos enraizados no imaginário social. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-07-22T11:38:00Z No. of bitstreams: 1 21601959.pdf: 295169 bytes, checksum: 37466d1f6946be83e4c1d51d2f25c298 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-07-22T15:56:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21601959.pdf: 295169 bytes, checksum: 37466d1f6946be83e4c1d51d2f25c298 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-22T15:56:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21601959.pdf: 295169 bytes, checksum: 37466d1f6946be83e4c1d51d2f25c298 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Instituição escolar | pt_BR |
dc.subject | Homofobia | pt_BR |
dc.title | Gênero, sexualidade e educação sexual: o que pensam os/as docentes | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2019 | - |
dc.identifier.orientador | Madureira, Ana Flávia do Amaral | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21601959.pdf | 288.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.