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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13442
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pena, Luiza Helena Tabosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T11:47:12Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T11:47:12Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | PENA, Luiza Helena Tabosa. Vozes que não se calam adolescência, escrita e saúde mental. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13442 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo refletir, à luz da literatura e da teoria psicanalítica, sobre as novas formas de cuidado em saúde mental, tendo como fulcro as narrativas de adolescentes em sofrimento psíquico. Visando contemplar essas questões, a monografia foi estruturada em três capítulos em que se discute, teoricamente, sobre adolescência, saúde mental, arte, escrita e psicanálise, na medida em que é articulada a trajetória da pesquisadora em um CAPSi. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como participante uma adolescente de 16 anos, com a qual foram realizadas três entrevistas narrativas o que viabilizou a construção da narrativa referente a história de vida da participante. Para metodologia de análise, foi utilizada a hermenêutica de profundidade que se caracteriza por três fases. Na contextualização sóciohistórica, se destacou a fragilidade da rede que oferece tratamento para crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. Posteriormente, a análise formal da narrativa foi dividida em quatro categorias onde se discute acerca da adolescência da participante, a automutilação, as diferentes funções da escrita na história de vida da participante e, por fim a relação do diagnóstico com a escrita. Para a interpretação/reinterpretação, foi feita uma reflexão sobre o estudo através da percepção da autora diante as análises construídas. Com base no que foi discutido, foi possível concluir que a escrita pode ser utilizada como uma estratégia de cuidado em saúde mental quando articulada com a história de vida do indivíduo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-08-01T19:21:15Z No. of bitstreams: 1 21493520.pdf: 981128 bytes, checksum: 8b857b1656b3cc9b1a200bd638cd1119 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sofrimento psíquico | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.title | Vozes que não se calam adolescência, escrita e saúde mental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2019 | - |
dc.identifier.orientador | Resende, Tania Inessa Martins de | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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