Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13446
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Fernanda Borges | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T11:49:17Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T11:49:17Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Fernanda Borges. Artes marciais e Educação Física escolar: uma revisão da literatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13446 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa traz como temática de discussão a inserção pedagógica das artes marciais na educação física escolar. Até algumas décadas atrás tal pensamento seria improvável, todavia na contemporaneidade as lutas já figuram entre os conteúdos de educação física trazendo aos alunos inúmeros benefícios motores, cognitivos, comportamentais e psicológicos quando trabalhadas de forma pedagogicamente adequada. Deste modo, objetivo deste estudo é mostrar como as artes marciais podem ser inseridas enquanto conteúdo pedagógico da educação física escolar nas series do ensino fundamental II destacando seus benefícios para os alunos. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Evidencia-se a importância histórica e cultural das artes marciais para a humanidade, destaca-se a relevância das artes marciais enquanto conteúdo da educação física escolar e discutem-se os aspectos pedagógicos necessários ao trabalho com as mesmas em sala de aula. Diante disso, conclui-se que são muitas as possibilidades pedagógicas do trabalho com as artes marciais tanto na parte teórica quanto nos aspectos práticos, trabalhando inclusive valores sociais e comunitários, todos esses aspectos justificam e afirmam a importância da inserção deste conteúdo nas aulas, cabendo ao docente demonstrar isso com seu trabalho pedagogicamente planejado para contemplar metodologias de ensino inclusivas, possíveis e inovadoras. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-08-02T12:32:14Z No. of bitstreams: 1 21440630.pdf: 4014879 bytes, checksum: ce2345069704d6e07e6a4dc544f861d7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-08-09T11:49:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21440630.pdf: 4014879 bytes, checksum: ce2345069704d6e07e6a4dc544f861d7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-09T11:49:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21440630.pdf: 4014879 bytes, checksum: ce2345069704d6e07e6a4dc544f861d7 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arte marcial | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | Artes marciais e Educação Física escolar: uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2019 | - |
dc.identifier.orientador | Dantas, Renata Aparecida Elias | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21440630.pdf | 3.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.