Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13448
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Igor do Nascimento-
dc.date.accessioned2019-08-09T11:50:11Z-
dc.date.available2019-08-09T11:50:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Igor do Nascimento. Educação Física infantil com base em jogos cooperativos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13448-
dc.description.abstractO presente estudo buscou investigar, por meio de uma revisão bibliográfica, a relevância dos jogos cooperativos como uma atividade a ser desenvolvida nas aulas de educação física voltada para a educação infantil, evidenciando a importância de se trabalhar esses tipos de jogos nas aulas, com o intuito de diminuir os níveis de agressividade, competição e individualidade entre os alunos. Teve como objetivo explorar como os jogos cooperativos se refletem no desenvolvimento da cooperação dentro do ambiente escolar. O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando como consulta textos de artigos científicos, monografias, dissertações e livros, que abordassem sobre joggos cooperativos, educação infantil, educação física e cooperação. Para consulta foram utilizadosas bases de dados: Google Acadêmico, Revista da área da educação física e psicologia, acervo do UniCEUB e a plataforma do Scielo. A Educação Física constitui um espaço de contribuição no caminho de mudanças, utilizando jogos cooperativos, pois evidenciam-se como mais adequados para o desenvolvimento da cooperação, oferecendo oportunidades para a criança criar situações diferentes, aceitar mudanças e acreditar que há possibilidades de transformar valores em sua vida. Concluiu-se que a inserção dos Jogos Cooperativos, enquanto um dos conteúdos da Educação Física na Educação Infantil, faz-se necessária, afim de oportunizar a vivência do cuidado com o próximo, agregando valores como o respeito mútuo, pensar e agir no coletivo. Fica evidente a importância do professor de Educação Física ao incentivar a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, evidenciando as vantagens que o momento de brincadeiras e jogos, de forma cooperativa traz para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-08-02T12:39:48Z No. of bitstreams: 1 21607949.pdf: 610149 bytes, checksum: 5bf2485ca0b10bd664b5990f51d56e19 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-08-09T11:50:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21607949.pdf: 610149 bytes, checksum: 5bf2485ca0b10bd664b5990f51d56e19 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-09T11:50:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21607949.pdf: 610149 bytes, checksum: 5bf2485ca0b10bd664b5990f51d56e19 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogos cooperativospt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleEducação Física infantil com base em jogos cooperativospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21607949.pdf595.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.