Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13574
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Peixoto, Isabela Percon | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T13:03:14Z | - |
dc.date.available | 2019-09-12T13:03:14Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | PEIXOTO, Isabela Percon. A internacionalização da educação superior brasileira: o projeto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Faculdade de Ciência Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13574 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca entender o que a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) representa para a política externa brasileira contemporânea e o vigente poder no sistema internacional, através da análise do estudo histórico e conceitual do processo de internacionalização da educação superior e da análise generalizada das políticas educacionais brasileiras e das políticas internacionais, especificamente dos Estados Unidos da América e da União Europeia, por serem consideradas as iniciativas de vanguarda. O projeto da UNILA é apresentado por meio da abordagem de sua origem, características, dinâmica de funcionamento e desafios, e da análise de como ele integra a política externa do governo Lula e o contexto de crise em curso no Brasil, que está ligado principalmente à instabilidade do presidencialismo brasileiro, caracterizada pela recente transferência de poder do Partido dos Trabalhadores (PT) para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Para tanto, a análise está baseada em conceitos importantes para as Relações Internacionais, como o de soft power, globalização, sistema internacional, cooperação internacional, interdependência, democracia, identidade regional, mobilidade acadêmica, diplomacia presidencial, política externa e outros. As considerações finais giram em torno da afirmação de que Universidade Federal da Integração Latino-Americana pode ser vista como um modelo inovador de Universidade, que tem a internacionalização do ensino superior como um alicerce e não somente como mais uma política educacional, além de ficar claro o seu potencial como instrumento de política externa brasileira. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-08-26T11:54:22Z No. of bitstreams: 1 21437048.pdf: 1160718 bytes, checksum: 40f081f37c4317dc663d8159beb716ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-09-12T13:03:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21437048.pdf: 1160718 bytes, checksum: 40f081f37c4317dc663d8159beb716ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-12T13:03:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21437048.pdf: 1160718 bytes, checksum: 40f081f37c4317dc663d8159beb716ed (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Internacionalização da educação superior | pt_BR |
dc.subject | “Soft power” | pt_BR |
dc.subject | Globalização | pt_BR |
dc.subject | Cooperação internacional | pt_BR |
dc.subject | Política externa | pt_BR |
dc.subject | Identidade regional | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade acadêmica | pt_BR |
dc.subject | UNILA | pt_BR |
dc.title | A internacionalização da educação superior brasileira: o projeto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017 | - |
dc.identifier.orientador | Dias, Frederico Seixas | pt_BR |
Appears in Collections: | REL - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21437048.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.