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dc.contributor.authorPeixoto, Isabela Percon-
dc.date.accessioned2019-09-12T13:03:14Z-
dc.date.available2019-09-12T13:03:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Isabela Percon. A internacionalização da educação superior brasileira: o projeto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Faculdade de Ciência Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13574-
dc.description.abstractO presente trabalho busca entender o que a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) representa para a política externa brasileira contemporânea e o vigente poder no sistema internacional, através da análise do estudo histórico e conceitual do processo de internacionalização da educação superior e da análise generalizada das políticas educacionais brasileiras e das políticas internacionais, especificamente dos Estados Unidos da América e da União Europeia, por serem consideradas as iniciativas de vanguarda. O projeto da UNILA é apresentado por meio da abordagem de sua origem, características, dinâmica de funcionamento e desafios, e da análise de como ele integra a política externa do governo Lula e o contexto de crise em curso no Brasil, que está ligado principalmente à instabilidade do presidencialismo brasileiro, caracterizada pela recente transferência de poder do Partido dos Trabalhadores (PT) para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Para tanto, a análise está baseada em conceitos importantes para as Relações Internacionais, como o de soft power, globalização, sistema internacional, cooperação internacional, interdependência, democracia, identidade regional, mobilidade acadêmica, diplomacia presidencial, política externa e outros. As considerações finais giram em torno da afirmação de que Universidade Federal da Integração Latino-Americana pode ser vista como um modelo inovador de Universidade, que tem a internacionalização do ensino superior como um alicerce e não somente como mais uma política educacional, além de ficar claro o seu potencial como instrumento de política externa brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-08-26T11:54:22Z No. of bitstreams: 1 21437048.pdf: 1160718 bytes, checksum: 40f081f37c4317dc663d8159beb716ed (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-09-12T13:03:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21437048.pdf: 1160718 bytes, checksum: 40f081f37c4317dc663d8159beb716ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-12T13:03:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21437048.pdf: 1160718 bytes, checksum: 40f081f37c4317dc663d8159beb716ed (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInternacionalização da educação superiorpt_BR
dc.subject“Soft power”pt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectCooperação internacionalpt_BR
dc.subjectPolítica externapt_BR
dc.subjectIdentidade regionalpt_BR
dc.subjectMobilidade acadêmicapt_BR
dc.subjectUNILApt_BR
dc.titleA internacionalização da educação superior brasileira: o projeto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorDias, Frederico Seixaspt_BR
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