CADERNO DE DISSERTAÇÕES MESTRADO DE ARQUITETURA E URBANISMO - v. 1, n. 1, 2019 : [7] Collection home page


APRESENTAÇÃO

Maria Eleusa Montenegro



APRESENTAÇÃO DA BANCA EXTERNA



A efetividade do programa de assistência técnica em habitações sociais no Sol Nascente – Distrito Federal

Autora: Ana Luiza Novais de Melo

Orientador: José Galbinski

Linha de pesquisa: Teoria, história e projeto de habitação

Resumo

Estudo sobre avaliação de desempenho de habitações de interesse social que passaram pelo Programa de Assistência Técnica com elaboração dos projetos arquitetônicos e técnicos pela Companhia Habitacional do Distrito Federal de acordo com a Lei Nº 11.888/2008 (BRASIL, 2008). O estudo teve como análise nove residências fornecidas pela Codhab situadas nos conjuntos A e B da Quadra 209 do Trecho 2 do Sol Nascente, Ceilândia. O objetivo da pesquisa é avaliar o grau de melhoria do desempenho dessas habitações antes e depois das intervenções de Assistência Técnica. As conclusões das análises constituem subsídios para revisão do Programa de Assistência Técnica da Codhab.

Palavras-chave: Assistência Técnica. Melhoria Habitacional. Avaliação de desempenho. Conforto ambiental.



Proposição de metodologia avaliativa de calçadas: um estudo das calçadas da Esplanada dos Ministérios

Autor: Hugo Oliveira Costa

Orientadora: Neusa Maria Bezerra Mota

Linha de pesquisa: Cidade, infraestrutura, tecnologia e projeto

Resumo

Este trabalho aborda os aspectos de acessibilidade e mobilidade urbana voltados para pedestres, de maneira a abranger as calçadas e os espaços e recursos públicos. O objetivo da pesquisa é propor uma metodologia de avaliação de calçadas, baseada em metodologias científicas existentes, na normatização e legislação vigentes, e em estudos urbanísticos com foco nas calçadas e espaços urbanos para pedestres. Para alcançar o objetivo proposto foram realizados levantamentos de campo para aplicação da metodologia nas calçadas da Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF. A metodologia desenvolvida procura avaliar a qualidade do espaço, possibilitando um diagnóstico para posterior indicação de medidas mitigadoras. Como resultado, as calçadas se encontram em desacordo com a normatização, com resultado final de 55% para toda a área, considerado Bom pela metodologia proposta. Os resultados como um todo apontam para deficiências nas características analisadas. É visível a necessidade de atualização de maneira a adequá-las às tecnologias disponíveis.

Palavras-chave: Mobilidade. Metodologia de Avaliação. Calçadas.



Metodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável: estudo de caso

Autora: Luana Moreira

Orientadora: Neusa Maria Bezerra Mota

Linha de pesquisa: Cidade, infraestrutura, tecnologia e projeto

Resumo

A presente pesquisa sugere a construção de pavimentos permeáveis como solução para problemas urbanos causados por escoamento superficial da água da chuva em torno das edificações, além de propor uma metodologia baseada no estudo do subleito para dimensionar o pavimento permeável para uma área de estacionamento. Para isto, estudos de caracterização de solo, permeabilidade, resistência do solo por meio do ensaio de penetração dinâmica de cone (DCP) e avaliação do módulo de resiliência foram realizados e avaliados. O pavimento permeável deve atender às solicitações de esforços mecânicos de carga de rolamento de veículos e pedestres e, ao mesmo tempo, deve permitir a infiltração da água no solo, evitando o escoamento superficial, sem causar dano à sua estrutura. Este tipo de pavimento é ideal para ser executado em estacionamentos e calçadas, onde geralmente a carga gerada pela circulação de veículos e pessoas não é elevada. Ao final da pesquisa foi possível obter a espessura total do pavimento atendendo ambos os critérios, mecânico e hidráulico.

Palavras-chave: Drenagem Urbana. Escoamento superficial. Pavimento Permeável. Caracterização de subleito.



UniverCIDade: Planejamento de série audiovisual para o ensino da habitação popular

Autor: Ricardo Cesar Machado

Orientadora: Eliete de Pinho Araujo

Coorientadora: Maria Eleusa Montenegro

Linha de pesquisa: Teoria, história e projeto de habitação

Resumo

O presente artigo mesclou três “pilares estruturantes”: Arquitetura, Educação e Audiovisual. Isto, com divertimento e didatismo num “sobrevoo” acerca dos meandros da Habitação Popular. Ambicionou-se, com o planejamento de “UniverCIDade”, série audiovisual/educativa que instruiu a casa humilde para estudantes de Arquitetura e Engenharia, sobretudo, nos aspectos de organização, desenho, sistemas construtivos, especificidades culturais, ambientais, tecnológicas e regionais, alcançar o objetivo pretendido. A questão foi a modernização acadêmica com relação ao ensino das peculiaridades da vivenda simples, então se ordenou um segmento de instrução universitária. Portanto, no planejamento de “UniverCIDade” os objetivos foram: estudar desenhos e filosofias de residências do século XX; investigar modelos e sistemas construtivos históricos da casa humilde; propor educação universitária com divertimento; examinar evento empírico de instrução audiovisual arquitetônica; estruturar a transmissão seriada de conteúdos de arquitetura por meio de imagens, sons e dramaticidade e; analisar casos práticos de intervenções em habitação popular unifamiliar e multifamiliar. Para alcançar os objetivos, a metodologia da pesquisa foi: rastreio bibliográfico acerca da filosofia das casas do século XX, história de sistemas construtivos de habitações populares regionais brasileiros; pesquisas interdisciplinares e espontâneas com o target; ordenações de ensino docente universitário; adoção de conceitos e mecanismos do planejamento fílmico; utilização de experiência profissional arquitetônica/educativa/audiovisual e; referência em projeto/exemplo universitário similar à proposta desta dissertação. Por fim, por meio da fusão dos três pilares estruturantes, num planejamento audiovisual, uniu-se ficção e educação, o que gerou como resultado um “roteiro de episódio piloto” da série UniverCIDade, instigador das vastas possibilidades deste produto.

Palavras-chave: Habitação Popular. Docência e Diversão. Série Audiovisual e Arquitetura.



Ambiência no cuidado integral e humanizado ao recém-nascido hospitalizado: a importância do projeto arquitetônico com olhar além do espaço físico

Autora: Thalita Lellice Morais Campelo

Orientadora: Eliete de Pinho Araujo

Linha de pesquisa: Cidade, infraestrutura, tecnologia e projeto

Resumo

À medida que o paradigma do cuidado do paciente muda, é exigido que o espaço de saúde se adeque às novas práticas. Para isso, é importante estudar a rotina de um serviço de internação neonatal como forma de identificar fatores ambientais que possam contribuir para o desempenho no cuidado integral e humanizado ao recém-nascido hospitalizado. Foi realizado um estudo documental de toda base legal relacionada ao tratamento dado ao recém-nascido (zero a vinte e oito dias de vida) durante a internação. Com isso, detectou-se a ausência de normativas atualizadas sobre o espaço físico de saúde que aborda a mudança de paradigmas implementados na Portaria Ministerial n° 930/2012. O levantamento mostrou aspectos relevantes que devem ser observados ao projetar um espaço físico de internação que permite promover a prática do cuidado progressivo neonatal, como forma de minimizar o estresse do paciente internado em um ambiente de alta e média complexidade, como a Unidade Neonatal. As análises das questões obtidas foram trabalhadas de maneira qualitativa por meio de estudo de caso na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Moinhos de Vento, localizado em Porto Alegre, no estado de Rio Grande do Sul. Como instrumento para coleta de dados, foram realizadas entrevistas com as famílias dos internados e com a equipe assistencial. Durante os dias em campo, foram registradas observações dos espaços destinados à UTIN, o layout de cada ambiente, marcando o vão entre os leitos, a variação de temperatura, a umidade relativa do ar e identificadas as fontes de ruídos mais críticas. Com relação ao espaço existente para cada leito, observou-se que mais de 60% dos afastamentos entre eles não estavam dentro dos parâmetros da RDC 50/2002, impactando nos espaços destinados aos equipamentos e poltronas. Quanto à temperatura e à umidade relativa do ar, não houve discrepância da base legal para os índices conferidos, sendo consideradas normais e dentro do indicado na norma. Por outro lado, os níveis de ruídos analisados não atendem aos indicadores estabelecidos na legislação vigente, apresentando índices acima do aceitável até mesmo quando o ambiente está sem paciente e apenas com o ar condicionado ligado. Os resultados obtidos pela análise sugerem que o Hospital Moinho de Ventos possui cuidado progressivo neonatal, mas somente em serviço de terapia intensiva. Observou-se que se essa forma de cuidar fosse ampliada para as unidades de terapia intensiva e unidade de cuidados intermediários, ou seja, em formato de Unidade Neonatal, os pais se sentiriam mais seguros ao ver o RN sendo cuidado de forma integral e progressiva, uma vez que teriam um ambiente mais agradável.

Palavras-chave: Habitação Popular. Docência e Diversão. Série Audiovisual e Arquitetura.



Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 7 of 7
Issue DateTitleAuthor(s)Type
2019Apresentação da banca externa--
2019Ambiência no cuidado integral e humanizado ao recém-nascido hospitalizado: a importância do projeto arquitetônico com olhar além do espaço físico-Dissertacao
2019Metodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável: estudo de caso-Dissertacao
2019Proposição de metodologia avaliativa de calçadas: um estudo das calçadas da Esplanada dos Ministérios-Dissertacao
2019UniverCIDade: Planejamento de série audiovisual para o ensino da habitação popular-Dissertação
2019A efetividade do programa de assistência técnica em habitações sociais no Sol Nascente – Distrito Federal-Dissertação
2019Apresentação--
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 7 of 7