Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13633
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Percepção de graduandos de enfermagem sobre os riscos das substâncias químicas |
Authors: | Queiroz, Samara Silva de |
metadata.dc.identifier.orientador: | Oliveira Filho, Eduardo Cyrino de |
Abstract: | As substâncias químicas estão presentes diariamente no trabalho do enfermeiro e podem provocar danos à sua saúde. É importante compreender as diferentes reações diante das situações de perigo e conhecer os riscos das substâncias químicas desde a graduação. Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos graduandos de enfermagem (GE) sobre os riscos das substâncias químicas. Trata-se de um estudo transversal, descritivo de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 220 GE, onde 83,6% (184) dos estudantes afirmaram saber o que é risco, 63,6% (140) se preocupam com reagentes químicos no laboratório e 33,2% (73) conhecem os símbolos de alerta dos reagentes. Deste ultimo grupo, apenas 1,4% (1) conhece todos os símbolos. Conclui-se que boa parte dos estudantes apresenta baixo nível de percepção de risco diante da presença das substâncias químicas e sugere-se a intensificação de questões sobre toxicologia e biossegurança durante o processo de formação acadêmica. |
Keywords: | Estudantes de Enfermagem Risco ocupacional Composto químico |
Citation: | QUEIROZ, Samara Silva de. Percepção de graduandos de enfermagem sobre os riscos das substâncias químicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13633 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | ENF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21508815.pdf | 413.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.