Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13637
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Resultado de uma intervenção antibullying: uma análise dos resultados da perspectiva dos estudantes |
Authors: | Santos, Anna Clara de S |
metadata.dc.identifier.orientador: | Sampaio, Julliane |
Abstract: | O bullying é uma situação que consiste em agressões físicas e psicológicas que ocorrem em vários ambientes, principalmente os escolares. Este estudo avaliou a implementação de um programa antibullying executado por uma enfermeira em uma escola estadual. Trata-se de uma investigação quase-experimental (antes e depois), utilizando-se como ferramenta de intervenção com as turmas o Círculo de Cultura. Participaram 260 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública de SP. Na análise dos resultados do total, 41,5% dos estudantes eram vítimas de bullying e, após a intervenção os dados evidenciaram redução de 18,5% de estudantes submetidos a esse tipo de violência. Concluiu-se que em decorrência da redução do bullying na escola, pode-se afirmar que a participação do enfermeiro na execução de um programa de intervenção é possível, pois, esse profissional possui habilidades e conhecimento que contribuem para o desenvolvimento de estratégias e promovem a prática de ações não violentas frente a situações de conflitos. |
Keywords: | Bullying Enfermagem Violência Avaliação de programa |
Citation: | SANTOS, Anna Clara de S. Resultado de uma intervenção antibullying: uma análise dos resultados da perspectiva dos estudantes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13637 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | ENF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21605662.pdf | 873.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.