Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13868
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilveira, Matheus Luz Campos da-
dc.date.accessioned2020-01-22T13:34:21Z-
dc.date.available2020-01-22T13:34:21Z-
dc.date.issued2019-11-18-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Matheus Luz Campos da. Análise da motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física no ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13868-
dc.description.abstractMuito se discute sobre a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física. A falta de motivação, por muitas vezes, deve-se à falta de matérias, espaço apropriado, sol forte, pouca variedade de atividades ofertadas pelo professor e são relevantes para a não participação nas aulas. O objetivo deste estudo foi analisar a participação de alunos nas aulas de Educação Física, considerando idade, gênero, série e prática esportiva extraclasse. Participaram do estudo 80 alunos do ensino fundamental entre 9 a 14 anos. Na coleta de dados utilizou-se um questionário adaptado de Gaya e Cardoso (1998) em uma coleta única, contendo 15 questões fechadas e sem limite de alternativas. Em relação às atividades ligadas a competição, foram observadas as seguintes respostas: Quanto à prática das aulas para “vencer”, 37,5% consideraram como nada importante, 47,5% como pouco importante e 15% como muito importante. O estudo apresentou que a maioria dos alunos consideram muito importante a prática das aulas de educação física, tendo em vista o desenvolvimento e saúde e a prática de novas modalidades. Os resultados apresentados pelo presente estudo, concluem que a maioria dos alunos se sentem motivados para a prática das aulas de educação física, e observa-se que a maioria participa das aulas práticas visando uma melhora na sua saúde por meio dos exercícios, além da busca pelo desenvolvimento motor e aprendizagem de novas modalidades esportivas e lúdicas mesmo sem ter esse pensamento ou ideia latente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-16T10:43:02Z No. of bitstreams: 1 21606714.pdf: 1366564 bytes, checksum: 38e88ff7d8236b609d7f9d05043e9f8a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T13:34:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21606714.pdf: 1366564 bytes, checksum: 38e88ff7d8236b609d7f9d05043e9f8a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-22T13:34:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21606714.pdf: 1366564 bytes, checksum: 38e88ff7d8236b609d7f9d05043e9f8a (MD5) Previous issue date: 2019-11-18en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleAnálise da motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-11-18-
dc.identifier.orientadorDantas, Renata Aparecida Eliaspt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21606714.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.