Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13882
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Hélio Augusto Moreira Machado da-
dc.date.accessioned2020-01-22T14:43:29Z-
dc.date.available2020-01-22T14:43:29Z-
dc.date.issued2019-11-18-
dc.identifier.citationSILVA, Hélio Augusto Moreira Machado da. A capoeira como conteúdo pedagógico na educação física escolar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13882-
dc.description.abstractO presente estudo traz como temática de discussão a implantação da capoeira na educação física escolar. Apesar de fazer parte da cultura corporal do movimento contido nos Parâmetros Curriculares Nacionais a capoeira ainda é pouco explorada pelos professores. Deste modo, o objetivo deste estudo é mostrar como a capoeira pode ser inserida enquanto conteúdo pedagógico da educação física escolar, destacando os seus benefícios e a forma como podem ser abordada de maneira pedagogicamente satisfatória. Este trabalho é fruto de uma revisão bibliográfica realizada em artigos, qualificando-o como um estudo do tipo exploratório. A Capoeira tem se destacado cada vez mais e conquistado um espaço cada vez mais amplo, porém, o caminho para torná-la parte da matriz curricular dos alunos ainda é longo e cheio de desafios. Ressalta-se que além da importância histórica e cultural, a capoeira traz inúmeros benefícios à saúde além de agregar valores sociais e comunitários justificando a importância da inserção desse conteúdo nas aulas. Ao concluir este trabalho verifica-se que a capoeira nas escolas não é uma realidade seguida, porém com a preparação pedagógica adequada a capoeira torna-se um instrumento valioso para a educação física escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-16T13:12:10Z No. of bitstreams: 1 21954468.pdf: 893213 bytes, checksum: 1e51b4b9c5226d09479ac0cd057c89c9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:43:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21954468.pdf: 893213 bytes, checksum: 1e51b4b9c5226d09479ac0cd057c89c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-22T14:43:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21954468.pdf: 893213 bytes, checksum: 1e51b4b9c5226d09479ac0cd057c89c9 (MD5) Previous issue date: 2019-11-18en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA capoeira como conteúdo pedagógico na educação física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-11-18-
dc.identifier.orientadorMota, Márcio Rabelopt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21954468.pdf872.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.