Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13885
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teixeira, Sabrina Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T14:45:02Z | - |
dc.date.available | 2020-01-22T14:45:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Sabrina Moraes. Processos excludentes e estratégias de enfrentamento utilizadas por pessoas trans no contexto escolar. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13885 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a perspectiva de pessoas trans em relação à educação formal como instrumento para desconstrução de preconceitos e promoção de autonomia em termos de pensamento e ação. Participaram da pesquisa três mulheres transexuais e uma pessoa transmasculina não binária. Foi utilizada uma metodologia de investigação qualitativa, com entrevistas individuais em profundidade e uma sessão de grupo focal. Foram utilizados, para realização das entrevistas um tópico guia com três questões disparadoras. Para a seção de grupo focal, foram utilizados um roteiro e dois vídeos vinculados ao tema da pesquisa. Os áudios das entrevistas individuais em profundidade e da sessão de grupo focal foram gravados, mediante autorização dos(as) participantes da pesquisa, para possibilitar o trabalho de análise. Terminada a pesquisa de campo, os áudios das entrevistas individuais e da seção de grupo focal foram integralmente transcritos e interpretados a partir de categorias analíticas temáticas construídas posteriormente ao término das transcrições. A partir da análise aprofundada das informações construídas, foi verificado que todas as pessoas trans entrevistadas experimentaram, em diferentes intensidades e ocasiões, o peso da transfobia, seja na escola, em família, no convívio social ou no trabalho. Foi confirmado que a escola foi um ambiente consideravelmente hostil para essas pessoas e que as dificuldades lá enfrentadas extrapolaram seus muros, as alcançando, também, em outras esferas da sociedade. Contudo, apesar das marcas deixadas por essas experiências, foi unânime a opinião de que a forma mais eficaz de combater a transfobia é fortalecer os laços sociais e frequentar os espaços socialmente tidos como interditados à população trans. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-16T16:59:55Z No. of bitstreams: 1 21218583.pdf: 1129374 bytes, checksum: a0b372ecf3dc100603fe2379a97ad74a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:45:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21218583.pdf: 1129374 bytes, checksum: a0b372ecf3dc100603fe2379a97ad74a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-01-22T14:45:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21218583.pdf: 1129374 bytes, checksum: a0b372ecf3dc100603fe2379a97ad74a (MD5) Previous issue date: 2019-12 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transfobia | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Passabilidade | pt_BR |
dc.subject | Fundamentalismo religioso | pt_BR |
dc.title | Processos excludentes e estratégias de enfrentamento utilizadas por pessoas trans no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2019-12 | - |
dc.identifier.orientador | Madureira, Ana Flávia do Amaral | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21218583.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.