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dc.contributor.authorTeixeira, Sabrina Moraes-
dc.date.accessioned2020-01-22T14:45:02Z-
dc.date.available2020-01-22T14:45:02Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Sabrina Moraes. Processos excludentes e estratégias de enfrentamento utilizadas por pessoas trans no contexto escolar. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13885-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a perspectiva de pessoas trans em relação à educação formal como instrumento para desconstrução de preconceitos e promoção de autonomia em termos de pensamento e ação. Participaram da pesquisa três mulheres transexuais e uma pessoa transmasculina não binária. Foi utilizada uma metodologia de investigação qualitativa, com entrevistas individuais em profundidade e uma sessão de grupo focal. Foram utilizados, para realização das entrevistas um tópico guia com três questões disparadoras. Para a seção de grupo focal, foram utilizados um roteiro e dois vídeos vinculados ao tema da pesquisa. Os áudios das entrevistas individuais em profundidade e da sessão de grupo focal foram gravados, mediante autorização dos(as) participantes da pesquisa, para possibilitar o trabalho de análise. Terminada a pesquisa de campo, os áudios das entrevistas individuais e da seção de grupo focal foram integralmente transcritos e interpretados a partir de categorias analíticas temáticas construídas posteriormente ao término das transcrições. A partir da análise aprofundada das informações construídas, foi verificado que todas as pessoas trans entrevistadas experimentaram, em diferentes intensidades e ocasiões, o peso da transfobia, seja na escola, em família, no convívio social ou no trabalho. Foi confirmado que a escola foi um ambiente consideravelmente hostil para essas pessoas e que as dificuldades lá enfrentadas extrapolaram seus muros, as alcançando, também, em outras esferas da sociedade. Contudo, apesar das marcas deixadas por essas experiências, foi unânime a opinião de que a forma mais eficaz de combater a transfobia é fortalecer os laços sociais e frequentar os espaços socialmente tidos como interditados à população trans.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-16T16:59:55Z No. of bitstreams: 1 21218583.pdf: 1129374 bytes, checksum: a0b372ecf3dc100603fe2379a97ad74a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:45:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21218583.pdf: 1129374 bytes, checksum: a0b372ecf3dc100603fe2379a97ad74a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-22T14:45:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21218583.pdf: 1129374 bytes, checksum: a0b372ecf3dc100603fe2379a97ad74a (MD5) Previous issue date: 2019-12en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransfobiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPassabilidadept_BR
dc.subjectFundamentalismo religiosopt_BR
dc.titleProcessos excludentes e estratégias de enfrentamento utilizadas por pessoas trans no contexto escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-12-
dc.identifier.orientadorMadureira, Ana Flávia do Amaralpt_BR
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