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dc.contributor.authorGonçalves, Bruna de Sena-
dc.date.accessioned2020-01-22T14:50:16Z-
dc.date.available2020-01-22T14:50:16Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Bruna de Sena. Psicologia e literatura: diálogos sobre a comunidade LGBTQ. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13890-
dc.description.abstractAtualmente, a sociedade brasileira está marcada por diversos preconceitos contra as minorias políticas, entre elas, a comunidade LGBTQ. Entendendo que um dos caminhos para a desconstrução de preconceitos, concebidos neste trabalho como fenômenos de fronteiras, é o contato entre diferentes grupos identitários, propõe-se que a literatura seja um meio para essa aproximação. Portanto, o objetivo da pesquisa foi analisar como o contato com personagens LGBTQs na literatura pode ser utilizado como uma ferramenta de combate à LGBTfobia, com foco no preconceito vivenciado pela comunidade assexual. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, através da realização de cinco entrevistas individuais semiestruturadas com estudantes de Psicologia entre 18 e 31 anos. Nas entrevistas, foram apresentadas imagens significativas e trechos pré-selecionados de obras literárias com personagens LGBTQs. Posteriormente, foram construídas três categorias analíticas temáticas, sendo elas: (1) Literatura na educação básica: a visão dos/as participantes; (2) Identidades LGBTQs na literatura: as reações do/as participantes aos trechos literários apresentados; e (3) Produções literárias com personagens assexuais: um olhar para a comunidade assexual. Os resultados apontaram que os/as participantes tiveram pouco ou nenhum contato com personagens LGBTQs no período escolar, todavia, eles/as foram capazes de desenvolver vínculos empáticos pelos/a personagens apresentados/as. Ainda constatou-se que, mesmo não tendo preconceitos contra a comunidade assexual, os/as participantes não identificaram a assexualidade nos trechos pré-selecionados. Portanto, a pesquisa indicou que através dos vínculos empáticos e da imaginação, os/as leitores/as podem entrar em contato com o sofrimento psíquico de personagens LGBTQs, sendo este um caminho possível para desconstrução da LGBTfobia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-16T17:33:15Z No. of bitstreams: 1 21484970.pdf: 1462036 bytes, checksum: 895be6c55e7a8473284decdc795e5a5b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:50:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21484970.pdf: 1462036 bytes, checksum: 895be6c55e7a8473284decdc795e5a5b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-22T14:50:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21484970.pdf: 1462036 bytes, checksum: 895be6c55e7a8473284decdc795e5a5b (MD5) Previous issue date: 2019-12en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectBiblioterapiapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLGBTfobiapt_BR
dc.subjectAssexualidadept_BR
dc.titlePsicologia e literatura: diálogos sobre a comunidade LGBTQpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-12-
dc.identifier.orientadorMadureira, Ana Flávia do Amaralpt_BR
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