Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13890
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Bruna de Sena | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T14:50:16Z | - |
dc.date.available | 2020-01-22T14:50:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Bruna de Sena. Psicologia e literatura: diálogos sobre a comunidade LGBTQ. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13890 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, a sociedade brasileira está marcada por diversos preconceitos contra as minorias políticas, entre elas, a comunidade LGBTQ. Entendendo que um dos caminhos para a desconstrução de preconceitos, concebidos neste trabalho como fenômenos de fronteiras, é o contato entre diferentes grupos identitários, propõe-se que a literatura seja um meio para essa aproximação. Portanto, o objetivo da pesquisa foi analisar como o contato com personagens LGBTQs na literatura pode ser utilizado como uma ferramenta de combate à LGBTfobia, com foco no preconceito vivenciado pela comunidade assexual. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, através da realização de cinco entrevistas individuais semiestruturadas com estudantes de Psicologia entre 18 e 31 anos. Nas entrevistas, foram apresentadas imagens significativas e trechos pré-selecionados de obras literárias com personagens LGBTQs. Posteriormente, foram construídas três categorias analíticas temáticas, sendo elas: (1) Literatura na educação básica: a visão dos/as participantes; (2) Identidades LGBTQs na literatura: as reações do/as participantes aos trechos literários apresentados; e (3) Produções literárias com personagens assexuais: um olhar para a comunidade assexual. Os resultados apontaram que os/as participantes tiveram pouco ou nenhum contato com personagens LGBTQs no período escolar, todavia, eles/as foram capazes de desenvolver vínculos empáticos pelos/a personagens apresentados/as. Ainda constatou-se que, mesmo não tendo preconceitos contra a comunidade assexual, os/as participantes não identificaram a assexualidade nos trechos pré-selecionados. Portanto, a pesquisa indicou que através dos vínculos empáticos e da imaginação, os/as leitores/as podem entrar em contato com o sofrimento psíquico de personagens LGBTQs, sendo este um caminho possível para desconstrução da LGBTfobia. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-16T17:33:15Z No. of bitstreams: 1 21484970.pdf: 1462036 bytes, checksum: 895be6c55e7a8473284decdc795e5a5b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:50:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21484970.pdf: 1462036 bytes, checksum: 895be6c55e7a8473284decdc795e5a5b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-01-22T14:50:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21484970.pdf: 1462036 bytes, checksum: 895be6c55e7a8473284decdc795e5a5b (MD5) Previous issue date: 2019-12 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Biblioterapia | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | LGBTfobia | pt_BR |
dc.subject | Assexualidade | pt_BR |
dc.title | Psicologia e literatura: diálogos sobre a comunidade LGBTQ | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2019-12 | - |
dc.identifier.orientador | Madureira, Ana Flávia do Amaral | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21484970.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.