Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13893
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorHosken, Ana Flávia Castro-
dc.date.accessioned2020-01-22T14:50:37Z-
dc.date.available2020-01-22T14:50:37Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationHOSKEN, Ana Flávia Castro. Dependência Funcional em Adultos via Instruções por Múltiplos Exemplares. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13893-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar o efeito do treino via Instruções por Múltiplos Exemplares (MEI) sobre a dependência funcional entre os comportamentos de ouvinte e falante em adultos com desenvolvimento típico, analisando possíveis diferenças entre estímulos existentes desconhecidos e estímulos inventados. Assim, tinha-se como hipótese de pesquisa a proposição de que o procedimento de MEI não apenas seria eficaz com essa população, mas que o uso de estímulos existentes pudesse favorecer a ocorrência de dependência funcional entre os comportamentos de ouvinte e falante. Tal hipótese se baseou na possibilidade de formação de classes funcionais entre esses estímulos e outros aos quais o indivíduo foi exposto no passado, diante de similaridades formais e/ou do fato de os participantes já terem visto esses objetos, ainda que não soubessem os nomes aos quais eles se relacionavam. O estudo foi realizado com 12 estudantes universitários, que foram expostos ao MEI com as duas categorias de estímulos separadamente, havendo balanceamento de ordem. A aplicação do experimento ocorreu por meio da apresentação de slides em um notebook, e todas as fases foram gravadas em áudio. Quanto aos resultados, observa-se que a hipótese de pesquisa foi confirmada, porém o desempenho dos participantes foi relativamente baixo, quando comparado com estudos anteriores. Foram discutidos aspectos relacionados à quantidade de treino, ao controle de estímulos nos treinos de ouvinte e aos tipos de respostas do Pré-Teste, bem como à formação dos conjuntos de estímulos por categorias, que podem ter influenciado esses resultados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-17T11:21:09Z No. of bitstreams: 1 21500166.pdf: 1511493 bytes, checksum: bb80c14511781cd318f4f656a9b17c3a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:50:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21500166.pdf: 1511493 bytes, checksum: bb80c14511781cd318f4f656a9b17c3a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-22T14:50:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21500166.pdf: 1511493 bytes, checksum: bb80c14511781cd318f4f656a9b17c3a (MD5) Previous issue date: 2019-12en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDependência funcionalpt_BR
dc.subjectInstruções por múltiplos exemplares – MEIpt_BR
dc.subjectNomeação ouvintept_BR
dc.subjectFalantept_BR
dc.titleDependência Funcional em Adultos via Instruções por Múltiplos Exemplarespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-12-
dc.identifier.orientadorMedeiros, Carlos Augusto dept_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21500166.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.