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dc.contributor.authorMiguel, Isabel Lorrane Araújo Gomes-
dc.date.accessioned2020-01-22T14:50:52Z-
dc.date.available2020-01-22T14:50:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMIGUEL, Isabel Lorrane Araújo Gomes. O discurso da militarização nas escolas implicações subjetivas e sociais a partir da perspectiva de profissionais da educação. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13895-
dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada dedicou-se a investigação dos discursos sobre violência e segurança pública no Brasil contemporâneo. Buscou-se verificar de que forma esses discursos se constituem e se manifestam no contexto das políticas de militarização de escolas públicas, bem como seus impactos nos processos de subjetivação e sofrimento psíquico, além de suas implicações sociais. A estratégia metodológica utilizada foi a Análise do Discurso, articulada aos aportes teórico-metodológicos da psicanálise; tomando como referência central as reflexões a respeito do mal-estar na atualidade, a noção violência, segurança e ‘instituição disciplinar’. Foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas para a construção do material, com profissionais da educação, atuantes em escolas públicas do Distrito Federal, sendo estes/as, professores/as e/ou profissionais da equipe gestora e pedagógica. Além disso, utilizou-se os documentos aprovados, recentemente, pela Portaria Conjunta n° 11, de 23 de outubro de 2019, que visam apresentar as normas instituídas pelo “Projeto de Gestão Compartilhada” – ou, em outras palavras, a militarização das escolas. A utilização desses documentos serviu enquanto material de análise, a fim de potencializar a compreensão das instituições escolares. Ao longo do trabalho, foi possível articular as particularidades das escolas atuais com os conceitos de ‘disciplina’ e ‘poder’ do teórico Michel Foucault, bem como compreender as vicissitudes implicadas no modo (não tão novo) de conceber a escola, que acompanha as mobilizações do projeto em questão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-17T11:30:35Z No. of bitstreams: 1 21501119.pdf: 1657072 bytes, checksum: 9cd672a6eb03f5a8cd0cc7e0e94d6561 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:50:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21501119.pdf: 1657072 bytes, checksum: 9cd672a6eb03f5a8cd0cc7e0e94d6561 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-22T14:50:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21501119.pdf: 1657072 bytes, checksum: 9cd672a6eb03f5a8cd0cc7e0e94d6561 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectSegurança Públicapt_BR
dc.subjectInstituição disciplinarpt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.titleO discurso da militarização nas escolas implicações subjetivas e sociais a partir da perspectiva de profissionais da educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-
dc.identifier.orientadorLagoas, Juliano Moreirapt_BR
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