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dc.contributor.authorPonte, Hana Ferreira-
dc.date.accessioned2020-01-22T14:51:51Z-
dc.date.available2020-01-22T14:51:51Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationPONTE, Hana Ferreira. Percepção do professor relacionada a saúde mental no contexto universitário. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13902-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo discutir a respeito da percepção do professor relacionada à saúde mental no contexto universitário, em vista do grande aumento de problemas e agravos relacionados à saúde mental nesse mesmo contexto. A universidade atualmente encontra-se como sendo um período de grande estresse, devido a esse espaço ser constituído por diversas cobranças internas e externas. Nesse sentido, é importante problematizar o contexto universitário e as relações existentes nele. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo e foram executadas entrevistas semiestruturadas com professores de diferentes cursos (psicologia, arquitetura e direito), com a perspectiva de compreender como esses docentes percebem a universidade como contexto favorável ou não ao cuidado da saúde mental, em especial dos estudantes. A análise das informações construídas se fundou na Técnica da Análise de Conteúdo Temática e foram estabelecidas três categorias de análise: Percepção da Universidade no contexto atual, Relação de Poder professor-aluno e Fissuras e resistências: a saúde mental dentro e fora de sala de aula. Através desse trabalho, pôde-se perceber a contradição da universidade como conservadora e inovadora, geradora de conhecimento e ao mesmo tempo impondo memorização, entre outras questões. Nota-se o quanto os aspectos sociais interferem nesse processo e a desresponsabilização que a Universidade apresenta quanto ao aluno. Também foi possível identificar que os professores que foram entrevistados apresentam um posicionamento diferente e que, apesar da falta de iniciativa da Instituição, há ações e medidas de suporte a esses alunos nesta Universidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-17T12:29:23Z No. of bitstreams: 1 21503763.pdf: 366152 bytes, checksum: 304064342712b1b5784876d6110275c6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-22T14:51:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21503763.pdf: 366152 bytes, checksum: 304064342712b1b5784876d6110275c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-22T14:51:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21503763.pdf: 366152 bytes, checksum: 304064342712b1b5784876d6110275c6 (MD5) Previous issue date: 2019-12en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titlePercepção do professor relacionada a saúde mental no contexto universitáriopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-12-
dc.identifier.orientadorMello, Leonardopt_BR
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