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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13918
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Silva, Emille Mendes de Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T15:44:20Z | - |
dc.date.available | 2020-01-22T15:44:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Emille Mendes de Souza da. Correspondência verbal na atuação profissional de terapeutas iniciantes: efeitos do tipo de pergunta. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13918 | - |
dc.description.abstract | A correspondência verbal tem sido uma grande área de investigação dentro da Análise do Comportamento. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo investigar a correspondência verbal de relatos de terapeutas iniciantes em seu contexto de trabalho, que aqui se refere à clínica, a depender do tipo de pergunta: aberta ou fechada. O estudo foi realizado com dois participantes de 22 e 26 anos, estudantes de Psicologia do 9º e 10º semestres e estagiários na clínica-escola de uma faculdade particular, participantes da atividade de estágio de Terapia Analítico-Comportamental de adultos. O estudo contou com quatro dias de experimento para cada participante, sendo dois dias para cada uma das condições experimentais: pergunta aberta e pergunta fechada. Além disso, foram selecionadas quatro categorias de análise: regra, pergunta fechada, pergunta aberta e pergunta “por que”. A coleta de dados aconteceu com base nas gravações dos áudios de quatro sessões de psicoterapia de cada participante e quatro entrevistas posteriores com os participantes para o relato dos comportamentos e análise da correspondência entre o comportamento observado e o comportamento relatado. Os resultados mostram que os participantes apresentaram mais relatos distorcidos na condição de pergunta aberta do que na condição de pergunta fechada. O objetivo de pesquisa foi atingido, mas a hipótese inicial não foi confirmada. Sugere-se que para novos estudos sejam feitas as adaptações metodológicas necessárias. | pt_BR |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Correspondência verbal | pt_BR |
dc.subject | Comportamento verbal | pt_BR |
dc.subject | Pergunta aberta | pt_BR |
dc.subject | Pergunta fechada | pt_BR |
dc.subject | Supervisão e Terapia Analítico Comportamental | pt_BR |
dc.title | Correspondência verbal na atuação profissional de terapeutas iniciantes: efeitos do tipo de pergunta | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2019-12 | - |
dc.identifier.orientador | Medeiros, Carlos Augusto de | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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