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dc.contributor.authorPereira, Peterson dos Santos-
dc.date.accessioned2020-01-27T15:00:39Z-
dc.date.available2020-01-27T15:00:39Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.citationPEREIRA, Peterson dos Santos. Comparação dos métodos semi-empíricos para previsão da capacidade de carga de estaca hélice continua com resultado de prova de carga. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13997-
dc.description.abstractA fundação de uma edificação é responsável pela transferência de carga da estrutura para o solo e a determinação da sua capacidade de carga é de suma importância, visando um melhor comportamento do conjunto superestrutura e infraestrutura. Um desequilíbrio desse sistema pode acarretar em problemas estruturais graves e até levar o colapso da estrutura. Esse trabalho apresenta uma análise comparativa entre três métodos de cálculo de capacidade de carga semi-empíricos e uma prova de carga estática em fundação do tipo hélice contínua, executada em Águas Claras – DF. Serão utilizados para os cálculos semi-empírico os métodos de AokiVelloso, Décourt-Quaresma e Vorcaro-Velloso, baseando-se em relatórios de sondagem do tipo SPT. A prova de carga foi realizada em uma estaca de 50 cm de diâmetro e 13 m de profundidade não pertencente a obra, seguindo todas as especificações técnicas da NBR 12131 (ABNT, 2006). A prova de carga foi realizada até atingir a carga de 1575,93 kN, próximo de duas vezes a carga de trabalho, de 843,7 kN, não observando a ruptura do elemento. Para a determinação da carga última foi realizada a previsão por meio do método de Van der Veen. Com os resultados obtidos, foi possível observar que o método de Aoki-Velloso e Décourt-Quaresma foram os que atingiram os resultados mais próximos da estimativa de carga de rompimento. Após a aplicação do fator de segurança, o método de Décourt-Quaresma apresentou estimativa abaixo da resistência atingida na prova de carga, o método de Vorcaro-Velloso, por não possuir parâmetros que façam a relação entre o solo e a estrutura da estaca, foi o método que apresentou a maior resistência, mesmo após aplicação do fator de segurança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-21T14:23:41Z No. of bitstreams: 1 21492629.pdf: 2581811 bytes, checksum: a6efb1042d3f9fd9b384362bb8c1e94b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-27T15:00:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21492629.pdf: 2581811 bytes, checksum: a6efb1042d3f9fd9b384362bb8c1e94b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-27T15:00:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21492629.pdf: 2581811 bytes, checksum: a6efb1042d3f9fd9b384362bb8c1e94b (MD5) Previous issue date: 2019-07-05en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFundaçãopt_BR
dc.subjectEstaca hélice contínuapt_BR
dc.subjectProva de carga estáticapt_BR
dc.subjectMétodos semi-empíricospt_BR
dc.titleComparação dos métodos semi-empíricos para previsão da capacidade de carga de estaca hélice continua com resultado de prova de cargapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-07-05-
dc.identifier.orientadorBahia, Gabriela de A. D.pt_BR
Appears in Collections:ECI - Graduação

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