Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Yasmim Araújo-
dc.date.accessioned2020-01-28T18:40:42Z-
dc.date.available2020-01-28T18:40:42Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Yasmim Araújo. A responsabilidade da mídia na apresentação do suicídio: estudo de caso da série 13 Reasons Why. 2019. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14040-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a representação do suicídio, passando por Émile Durkheim e Sigmund Freud até chegar no objeto de estudo que é a responsabilidade da mídia em descrever e representar o suicídio durante e depois da série streaming “Os 13 Porquês”. Logo depois do lançamento da série em 2017 as mídias começaram a revelar, no mesmo ano, diversos casos de suicídios adolescentes, entre 2017 e 2018. Os indivíduos passaram a questionar se a forma como cada uma delas estava abordando o assunto era correta e ética para o meio jornalístico e audiovisual. Dentre esses questionamentos sobre se deve ou não noticiar o suicídio é possível destacar também as campanhas de conscientização desenvolvidas pela plataforma de origem da série, Netflix com o intuito de ajudar adultos e adolescentes a combater a depressão, bullying e o suicídio em si. Por fim, foi concluído que a mídia assume o papel de construir e gerar opinião sobre os casos de suicídio representados durante a construção de uma ideia final sobre a série, de que muito mais importante que noticiar é auxiliar o telespectador de que existe meios para que o suicídio não ocorra e que expor a pessoa nunca é a solução.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-22T16:50:23Z No. of bitstreams: 1 21603082.pdf: 1639950 bytes, checksum: 3b5396e76fed2853416ac4993bf49928 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-28T18:40:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21603082.pdf: 1639950 bytes, checksum: 3b5396e76fed2853416ac4993bf49928 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-28T18:40:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21603082.pdf: 1639950 bytes, checksum: 3b5396e76fed2853416ac4993bf49928 (MD5) Previous issue date: 2019-06-11en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSérie de TVpt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectSuicídiopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.titleA responsabilidade da mídia na apresentação do suicídio: estudo de caso da série 13 Reasons Whypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-06-11-
dc.identifier.orientadorMaass, Juliapt_BR
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21603082.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.