Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14086
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMendonça, Rubia Cunha de-
dc.date.accessioned2020-02-20T21:12:36Z-
dc.date.available2020-02-20T21:12:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Rubia Cunha de. Observações de uma quase jornalista: o livro-reportagem como forma de noticiar. 2018. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14086-
dc.description.abstractO projeto experimental proposto neste TCC teve como objetivo apresentar um memorial de uma graduanda do curso de bacharelado em Jornalismo, sobre o uso do livro-reportagem como ferramenta no ensino de prática textual na formação de jornalistas. A compreensão do jornalismo literário, do new journalism e de alguns aspectos do hard news para produção da obra jornalística, foram importantes para o discernimento de que outros tipos de gêneros podem ser abordados nas matrizes curriculares do curso para um maior entendimento da história do jornalismo. Na prática da profissão, o especialista se divide entre a objetividade do jornalismo diário e do anseio por uma liberdade maior que pode beirar à subjetividade. Porém, é de extrema importância, aproximar os alunos do diálogo de textos teóricos com a diferença existente entre os gêneros abordados no projeto, para que haja a prática da leitura e da escrita. A criação da crônica inserida no projeto, tem como finalidade apresentar uma observação participativa sobre o curso e ofertar aos alunos e professores algumas sugestões para a matriz curricular. A metodologia escolhida para desenvolver o produto partiu de pesquisas bibliográficas e análises documentais, apresentando os gêneros textuais jornalísticos necessários para a compreensão e produção de um livro-reportagem. Com os métodos suscitou-se questionamentos e reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para um maior aproveitamento das competências a serem desenvolvidas. Como conclusão, é possível afirmar que o acréscimo do livro-reportagem nas ajudará os alunos a escreverem fora dos nichos tradicionais da profissão em Brasília, os aprimorando no hard news, além de incitá-los a participarem das diversas oportunidades ofertadas aos jornalistas universitários.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-02-20T21:12:22Z No. of bitstreams: 1 21450610.pdf: 947375 bytes, checksum: 8967ef44aa4f16ad93c1fa9576dd4f6d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-02-20T21:12:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450610.pdf: 947375 bytes, checksum: 8967ef44aa4f16ad93c1fa9576dd4f6d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-20T21:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450610.pdf: 947375 bytes, checksum: 8967ef44aa4f16ad93c1fa9576dd4f6d (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivro-reportagempt_BR
dc.subjectJornalismo literáriopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.titleObservações de uma quase jornalista: o livro-reportagem como forma de noticiarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorLopes, Flor Marlene Enriquezpt_BR
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21450610.pdf925.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.