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dc.contributor.authorOliveira, Filippe Ximenes Aguiar de-
dc.date.accessioned2020-09-01T00:00:46Z-
dc.date.available2020-09-01T00:00:46Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Filippe Ximenes Aguiar de. O pressuposto da racionalidade econômica: um estudo de caso sobre o seu impacto na publicidade infantil. 2020. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14159-
dc.description.abstractAtualmente são inúmeros os desafios no contexto jurídico em virtude dos grandes avanços da tecnologia e da complexificação da tomada de decisão humana em face de tantas opções que foram apresentadas e disponibilizadas. Uma das ferramentas mais importantes desenvolvida nos últimos tempos é a intersecção entre o campo do Direito com a compreensão econômica da sociedade, dando surgimento, no Brasil, ao Direito Econômico. Esta disciplina busca analisar as visões vertentes jurídicas, políticas e econômicas das decisões dos indivíduos para gerar uma resposta jurídica mais precisa e adequada à situação concreta. Portanto, utilizando as ferramentas deste ramo, principalmente a análise econômica, o objetivo desse estudo é analisar as bases de linguagem utilizada pelo mercado e pelo ordenamento jurídico brasileiro, que incorporou esta visão daquele, principalmente a premissa da racionalidade apresentada pela Escola de Chicago, e os impactos que esta possui na sociedade. O presente estudo aprofunda na análise especificamente da publicidade voltada para o público infantil nos tempos atuais, evidenciando a prática do unboxing como um fruto da ausência de delimitações jurídicas para a publicidade. A partir deste estudo de caso, assim como por uma extensão revisão bibliográfica, apresenta que a premissa da racionalidade adotada pelo mercado encontra diversas brechas com o desenvolvimento de pesquisas realizadas pela ciência comportamental e a psicologia. Prova, portanto, que o argumento utilizado pelas empresas de publicidade que possui foco no público infantil se encontra caduca. Dessa forma, é necessário que os sujeitos de direitos aptos a se manifestar imponham medidas ainda mais restritivas, nos moldes de várias organizações internacionais, para regular o mercado publicitário brasileiro, com o foco nas redes sociais, priorizando ainda a que possui maior influência sobre o público infantil, que é o Youtubept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2020-08-25T16:21:25Z No. of bitstreams: 1 Filippe Oliveira 21490506.pdf: 706125 bytes, checksum: f21d39ddbb499373dc7ac3a3acd5228d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2020-09-01T00:00:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Filippe Oliveira 21490506.pdf: 706125 bytes, checksum: f21d39ddbb499373dc7ac3a3acd5228d (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDireito Econômicopt_BR
dc.subjectRacionalidadept_BR
dc.subjectPublicidade Infantilpt_BR
dc.subjectUnboxingpt_BR
dc.titleO pressuposto da racionalidade econômica: um estudo de caso sobre o seu impacto na publicidade infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2020-08-25-
dc.identifier.orientadorSantos, Humberto Cunha dospt_BR
dc.publisherUniCEUBpt_BR
Appears in Collections:REL - Graduação

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