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dc.contributor.authorCarvalho, Luiza Amélia Marques Vinhal de-
dc.date.accessioned2020-09-14T13:58:52Z-
dc.date.available2020-09-14T13:58:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14184-
dc.description.abstractO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica, de alta prevalência na população infantil, caracterizada por sintomas persistentes e persuasivos de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade. Atualmente, seu diagnóstico é fundamentado em observação clínica e pautado com frequência em informações subjetivas, promovendo número exacerbado de diagnósticos incorretos. Existe uma carência de métodos efetivos, não invasivos e de aplicação ambulatorial que permitam avaliar alterações objetivas para triagem e auxílio diagnóstico do TDAH. O estudo teve como objetivo a seleção de população infantil para posterior análise mais detalhada da atividade elétrica encefálica através de eletroencefalograma com a tecnologia BNA ( Brain Network Activation). Esta triagem foi realizada por meio da aplicação de testes cognitivos computadorizados (Teste de Reação Simples, Teste de Reação de Escolha e Teste de Memória Operacional) correlacionados com questionários SDQ (Strenghts and Difficulties Questionaire) ,SNAP-IV, e Questionário Sobre o Comportamento do Sono em crianças, respondidos pelos respectivos pais e/ou professores. Participaram do estudo 245 crianças de duas escolas públicas do Distrito Federal. No entanto, apenas 89 crianças tiveram seus questionários respondidos pelos respectivos pais e/ou professores, possibilitando a análise completa de apenas tais indivíduos. Os resultados dos testes computadorizados tiveram correlação significativa com os questionários já validados para a população infantil, o que permite inferir que estes têm potencial como ferramenta de triagem e auxílio diagnóstico do TDAH, além de ajudar na elaboração de tratamento multidisciplinar individualizado e permitir a mensuração objetiva da resposta ao tratamento e progresso individual. Ademais, os resultados da avaliação permitiram a seleção preliminar de população infantil para posterior análise mais detalhada da função cognitiva utilizando o BNA com vistas à detectar prováveis distúrbios, dentre eles o TDAH. Considerando o impacto na vida dos indivíduos portadores do transtorno, a validação de ferramentas que avaliem alterações objetivas relacionadas com o TDAH são de extrema valia para o diagnóstico precoce e correto. Desta forma, é possível estabelecimento de tratamento multidisciplinar adequado, essencial para aquisição do nível de demandas sociais necessárias para interação social, vida acadêmica e ocupacional otimizadas, além da melhora da qualidade de vida individual e familiar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by denison pereira (denison.rolim@uniceub.br) on 2020-09-14T13:58:52Z No. of bitstreams: 1 Luiza Amélia Marques Vinhal de Carvalho 21450733.pdf: 1361856 bytes, checksum: 3cd57d8d0445e48d9d5d178f32488861 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-14T13:58:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiza Amélia Marques Vinhal de Carvalho 21450733.pdf: 1361856 bytes, checksum: 3cd57d8d0445e48d9d5d178f32488861 (MD5) Previous issue date: 2020-09-14en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividadept_BR
dc.subjectTestes cognitivos computadorizadospt_BR
dc.subjectBrain Network Activationpt_BR
dc.titleDetecta kids – estudo de identificação precoce de distúrbios cerebrais relacionados ao défict de atenção e hiperatividade em criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2020-09-14-
dc.identifier.orientadorPaula, Márcio Oliveira dept_BR
dc.publisherUniCEUBpt_BR
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