Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouto, Luiza Tavares de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-11-23T21:20:34Z-
dc.date.available2020-11-23T21:20:34Z-
dc.date.issued2020-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14473-
dc.description.abstractA presente Monografia busca analisar as representações de mulheres negras feitas nos filmes “Preciosa: uma história de esperança” (2009), “Café com Canela” (2017) e “Felicidade por um Fio” (2018) sob a ótica de perspectivas da Psicologia Cultural e do feminismo decolonial. Entre os critérios para a seleção destes filmes, está o olhar atento às interseccionalidades entre pertencimento étnico-racial, gênero e classe social, uma vez que foi feito um paralelo entre as realidades representadas nos filmes e os dispositivos de violências raciais e de gênero que permeiam a contemporaneidade brasileira. Para a análise dos filmes, utilizou-se o método da análise de conteúdo temática. Os resultados demonstram que os estereótipos associados às feminilidades e negritudes presentes na história do cinema são heranças de um poder colonial, que reverberam na constituição das identidades e processos de subjetivação de mulheres negras. As concepções de beleza, espaços de trabalho a serem ocupados, os sentidos atribuídos ao amor e à maternidade são naturalizados sob a ação não só de violências físicas, mas também de violências simbólicas. O que indica a necessidade de um olhar crítico às posições que as mulheres negras ocupam nas telas e fora delas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2020-11-19T15:45:43Z No. of bitstreams: 1 Luiza Tavares de Oliveira Souto.pdf: 587812 bytes, checksum: 84515bac5a3c0cd59797e31e53a5665e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2020-11-23T21:20:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luiza Tavares de Oliveira Souto.pdf: 587812 bytes, checksum: 84515bac5a3c0cd59797e31e53a5665e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-23T21:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiza Tavares de Oliveira Souto.pdf: 587812 bytes, checksum: 84515bac5a3c0cd59797e31e53a5665e (MD5) Previous issue date: 2020-11-19en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPertencimento étnico-racialpt_BR
dc.subjectIntersseccionalidadespt_BR
dc.subjectFeminismo decolonialpt_BR
dc.titleFeminilidades e Negritudes nas Telas: Diálogos entre a Psicologia e o Cinemapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2020-11-19-
dc.identifier.orientadorMadureira, Ana Flávia do Amaralpt_BR
dc.publisherUniCEUBpt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiza Tavares de Oliveira Souto.pdf574.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.