Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14473
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souto, Luiza Tavares de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T21:20:34Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T21:20:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14473 | - |
dc.description.abstract | A presente Monografia busca analisar as representações de mulheres negras feitas nos filmes “Preciosa: uma história de esperança” (2009), “Café com Canela” (2017) e “Felicidade por um Fio” (2018) sob a ótica de perspectivas da Psicologia Cultural e do feminismo decolonial. Entre os critérios para a seleção destes filmes, está o olhar atento às interseccionalidades entre pertencimento étnico-racial, gênero e classe social, uma vez que foi feito um paralelo entre as realidades representadas nos filmes e os dispositivos de violências raciais e de gênero que permeiam a contemporaneidade brasileira. Para a análise dos filmes, utilizou-se o método da análise de conteúdo temática. Os resultados demonstram que os estereótipos associados às feminilidades e negritudes presentes na história do cinema são heranças de um poder colonial, que reverberam na constituição das identidades e processos de subjetivação de mulheres negras. As concepções de beleza, espaços de trabalho a serem ocupados, os sentidos atribuídos ao amor e à maternidade são naturalizados sob a ação não só de violências físicas, mas também de violências simbólicas. O que indica a necessidade de um olhar crítico às posições que as mulheres negras ocupam nas telas e fora delas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2020-11-19T15:45:43Z No. of bitstreams: 1 Luiza Tavares de Oliveira Souto.pdf: 587812 bytes, checksum: 84515bac5a3c0cd59797e31e53a5665e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2020-11-23T21:20:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luiza Tavares de Oliveira Souto.pdf: 587812 bytes, checksum: 84515bac5a3c0cd59797e31e53a5665e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-11-23T21:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiza Tavares de Oliveira Souto.pdf: 587812 bytes, checksum: 84515bac5a3c0cd59797e31e53a5665e (MD5) Previous issue date: 2020-11-19 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Pertencimento étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Intersseccionalidades | pt_BR |
dc.subject | Feminismo decolonial | pt_BR |
dc.title | Feminilidades e Negritudes nas Telas: Diálogos entre a Psicologia e o Cinema | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2020-11-19 | - |
dc.identifier.orientador | Madureira, Ana Flávia do Amaral | pt_BR |
dc.publisher | UniCEUB | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luiza Tavares de Oliveira Souto.pdf | 574.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.