Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Ana Paula Borba Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-11-24T13:04:48Z-
dc.date.available2020-11-24T13:04:48Z-
dc.date.issued2014-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14528-
dc.description.abstractA tese explora a “caminhabilidade” e tem por objetivo (a) analisar em que medida a “forma urbana” (em suas instâncias morfológicas e sintáticas) interfere nos deslocamentos das pessoas a pé, e (b) identificar os fatores que afetam a escolha de percursos pelos indivíduos. O estudo justifica-se pela aparente ausência de uma abordagem relacional para a investigação do tema, e procura aproximar perspectivas da Arquitetura e da Engenharia de Transportes ao assumir a cidade enquanto um sistema cujas relações entre os elementos constituintes são interdependentes. Para a aplicação do aparato metodológico, foram selecionados três bairros da cidade de Lisboa (Portugal) por apresentarem distintas características de malha, entendidas enquanto síntese da “forma urbana”: Graça (desenho orgânico), Campo de Ourique (traçado regular) e Telheiras (malha contemporânea). A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: (a) “caracterização”: seleção e análise de informações para os três bairros, a incluir dados globais (em relação à cidade como um todo) e locais (o bairro e seu entorno imediato); (b) “aquisição de dados”: produção de modelagens a partir da Teoria da Lógica Social do Espaço ou Sintaxe do Espaço, análise de uso do solo, execução de contagens de fluxos e aplicação de questionário online; e (c) “modelagem”: Análise da Geração de Viagens, Análise da Satisfação Pedonal e Análise da Escolha Modal e de Caminhos. Os resultados obtidos permitiram responder às duas questões de pesquisa: (a) qual o impacto do fator “forma urbana” na geração de viagens a pé? e (b) que fatores influenciam na escolha das pessoas tendo em conta o modo de deslocamento e os caminhos a serem percorridos? Os achados indicam o papel da forma da cidade como um aspecto determinante para o deslocamento urbano dos pedestres (estabelecimento das rotas), uma vez que há uma estreita relação entre espaço construído, uso do solo e dinâmicas de movimento (vida pública). ‘Diz-me como andas que te direi onde estás’ é o título desta tese: a pesquisa indica que a “forma urbana” é um elemento muito mais eloquente do que se supõe para a leitura do deslocamento a pé dos indivíduos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2020-11-24T13:04:48Z No. of bitstreams: 1 DIZ ME COMO ANDAS QUE TE DIREI ONDE ESTÁS.pdf: 20506792 bytes, checksum: 43ad70d5ceaaef5cf6059ced85f1fe70 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-24T13:04:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIZ ME COMO ANDAS QUE TE DIREI ONDE ESTÁS.pdf: 20506792 bytes, checksum: 43ad70d5ceaaef5cf6059ced85f1fe70 (MD5) Previous issue date: 2020-11-24en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPensamento sistêmicopt_BR
dc.subjectAspecto relacionalpt_BR
dc.subjectForma urbanapt_BR
dc.subjectCaminhabilidadept_BR
dc.subjectSintaxe espacialpt_BR
dc.titleDiz-me como andas que te direi onde estás: inserção do aspecto relacional na análise da mobilidade urbana para o pedestrept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.date.criacao2020-11-24-
dc.identifier.orientadorSilva, Paulo Cesar Marques dapt_BR
dc.publisherUniCEUBpt_BR
Appears in Collections:PUBLICAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIZ ME COMO ANDAS QUE TE DIREI ONDE ESTÁS.pdf20.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.