Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14698
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Verônica Alves de-
dc.date.accessioned2021-02-18T13:48:37Z-
dc.date.available2021-02-18T13:48:37Z-
dc.date.issued2020-11-
dc.identifier.citationCARVALHO, Verônica Alves de. Feminilidade, aparência corporal e mídia: diálogos entre a psicologia e as artes visuais. 2020. Monografia (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14698-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar como a feminilidade e a corporeidade têm sido representadas na mídia, a partir de diálogos interdisciplinares entre a psicologia e o campo das artes visuais. O tema possui relevância, pois trata da influência da mídia nos processos identitários femininos e suas consequências. A partir da metodologia qualitativa de investigação – que envolveu a análise documental de materiais de domínio público – foram escolhidos quatro materiais (três comerciais e a letra de uma música). A partir da análise de alguns trechos significativos para o tema pesquisado, foram construídas três categorias analíticas temáticas: 1) Feminilidade, corporeidade e mídia a partir dos materiais selecionados; 2) Processos identitários e ideais de bem-estar das mulheres na contemporaneidade; 3) A diversidade de corpos das mulheres brasileiras em discussão. O estudo indicou que a maneira como as mulheres são retratadas pela mídia produz uma mensagem ilusória, superficial e prejudicial para o desenvolvimento da identidade dessas mulheres que fazem parte de tais sociedades. A partir da análise dos materiais de domínio público escolhidos, o estudo indicou ainda que, embora a maior parte da produção artística e midiática do Brasil colabore, até hoje, para a reprodução de estereótipos associados à mulher, já existe um movimento contra essa cultura de estereótipos de gênero.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2021-02-05T13:18:57Z No. of bitstreams: 1 Artigo - Verônica Alves de Carvalho.pdf: 222328 bytes, checksum: d3e9751fe86dec0ab5d1b945c75bbd4a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-02-18T13:48:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo - Verônica Alves de Carvalho.pdf: 222328 bytes, checksum: d3e9751fe86dec0ab5d1b945c75bbd4a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-18T13:48:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo - Verônica Alves de Carvalho.pdf: 222328 bytes, checksum: d3e9751fe86dec0ab5d1b945c75bbd4a (MD5) Previous issue date: 2021-02en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFeminilidadept_BR
dc.subjectPsicologia da mulherpt_BR
dc.subjectIdentidades de gêneropt_BR
dc.subjectAparência corporalpt_BR
dc.titleFeminilidade, aparência corporal e mídia: diálogos entre a psicologia e as artes visuaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-02-
dc.identifier.orientadorMadureira, Ana Flávia do Amaralpt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo - Verônica Alves de Carvalho.pdf217.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.