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dc.contributor.authorCastello, Camila Cristina Saraiva-
dc.date.accessioned2021-02-18T14:14:34Z-
dc.date.available2021-02-18T14:14:34Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationCASTELLO, Camila Cristina Saraiva. Feminilidade, imagem corporal e mídia: um estudo sobre processos identitários das mulheres. 2020. Monografia (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14709-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar de que maneira a feminilidade (considerando diferentes pertencimentos étnico-raciais e diferentes faixas etárias) e a corporeidade têm sido representadas na mídia, a partir de diálogos interdisciplinares entre a psicologia e o campo das artes visuais. Para a realização da pesquisa de metodologia qualitativa, foram selecionados 5 materiais de domínio público, utilizando-se o método de análise de conteúdo temática para a construção de 3 categorias analíticas, que nortearam o trabalho interpretativo. A partir de um olhar teórico que considera os processos identitários como sendo fruto das relações sociais, pertencentes a um contexto cultural definido, a pesquisa buscou interpretar representações e significados culturais dos conteúdos selecionados. Foi possível identificar que a mídia, enquanto produtora de conhecimento e informação, tem um papel importante na construção e também na desconstrução de padrões hegemônicos de beleza relacionados as mulheres. Observou-se que, ao veicular conteúdos que reforçam os estereótipos de gênero e valorizam apenas um determinado tipo de aparência corporal (ser branca, jovem e magra), a mídia continua contribuindo para uma sociedade desigual e excludente, que não representa a pluralidade dos sujeitos. Nesse cenário, as mulheres são o público mais afetado negativamente e, no intuito de evitar a disseminação de um ideal de aparência corporal que as homogeneíza, a Psicologia possui um papel fundamental, contribuindo com novos conhecimentos e práticas em termos de atuação profissional que rompam com esse imaginário.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2021-02-05T13:08:26Z No. of bitstreams: 1 Artigo - Camila Castello.pdf: 808308 bytes, checksum: f15ce125c069d0094fd36844240ed4a4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-02-18T14:14:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo - Camila Castello.pdf: 808308 bytes, checksum: f15ce125c069d0094fd36844240ed4a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-18T14:14:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo - Camila Castello.pdf: 808308 bytes, checksum: f15ce125c069d0094fd36844240ed4a4 (MD5) Previous issue date: 2021-02en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologia da mulherpt_BR
dc.subjectEstereótipos de gêneropt_BR
dc.subjectAparência corporalpt_BR
dc.subjectProcessos identitáriospt_BR
dc.titleFeminilidade, imagem corporal e mídia: um estudo sobre processos identitários das mulherespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-02-
dc.identifier.orientadorMadureira, Ana Flávia do Amaralpt_BR
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