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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14715
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, Matheus Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-18T17:10:44Z | - |
dc.date.available | 2021-02-18T17:10:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Matheus Costa dos. Estereótipos de gênero e diversidade sexual nos jogos eletrônicos: identidades, preconceitos e discriminação. 2020. Monografia (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14715 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as formas como os fenômenos do machismo e da LGBTfobia se fazem presentes nos jogos digitais, a partir da perspectiva de estudantes de Psicologia. A base teórica adotada na pesquisa foi a Psicologia Cultural com articulações teóricas interdisciplinares. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas como instrumento, partindo da metodologia qualitativa. A realização da pesquisa aconteceu via Google Meet por uma preocupação ética com a saúde dos/as participantes e do pesquisador devido à pandemia da COVID-19 e a possibilidade da utilização dessa ferramenta online para evitar o contato direto. Para análise dos resultados, utilizou-se do método da análise de conteúdo em sua vertente temática. Após transcrição das entrevistas, foram construídas três categorias analíticas: (a) Questões de gênero e machismo nos jogos digitais; (b) Questões de sexualidade e LGBTfobia nos jogos digitais; e (c) As potencialidades dos jogos digitais na desconstrução de práticas discriminatórias. Os resultados demonstraram que o ambiente dos jogos online é caracterizado pela discriminação com as jogadoras, principalmente por assédios moral e sexual. Além disso, as representações das mulheres e das pessoas da população LGBT nos jogos eletrônicos ainda são poucas em comparação com as representações de homens brancos cisgênero heterossexuais. Portanto, a falta de diversidade em termos de identidades de gênero, orientações sexuais e de corpos ainda é uma questão fundamental a ser superada nos jogos eletrônicos. As possibilidades de desconstruir práticas discriminatórias diante dos jogos surgem na empatia instigada ao se colocar no lugar de um/a personagem | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2021-02-05T11:17:44Z No. of bitstreams: 1 Matheus Costa dos Santos - Monografia.pdf: 863780 bytes, checksum: 125b25820a8cc819711fd93c0b96484c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-02-18T17:10:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Matheus Costa dos Santos - Monografia.pdf: 863780 bytes, checksum: 125b25820a8cc819711fd93c0b96484c (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Machismo | pt_BR |
dc.subject | LGBTfobia | pt_BR |
dc.subject | Discriminação | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Psicologia social | pt_BR |
dc.title | Estereótipos de Gênero e Diversidade Sexual nos Jogos Eletrônicos: Identidades, Preconceitos e Discriminação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021-02 | - |
dc.identifier.orientador | Madureira, Ana Flávia do Amaral | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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