Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14715
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Matheus Costa dos-
dc.date.accessioned2021-02-18T17:10:44Z-
dc.date.available2021-02-18T17:10:44Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Matheus Costa dos. Estereótipos de gênero e diversidade sexual nos jogos eletrônicos: identidades, preconceitos e discriminação. 2020. Monografia (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14715-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as formas como os fenômenos do machismo e da LGBTfobia se fazem presentes nos jogos digitais, a partir da perspectiva de estudantes de Psicologia. A base teórica adotada na pesquisa foi a Psicologia Cultural com articulações teóricas interdisciplinares. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas como instrumento, partindo da metodologia qualitativa. A realização da pesquisa aconteceu via Google Meet por uma preocupação ética com a saúde dos/as participantes e do pesquisador devido à pandemia da COVID-19 e a possibilidade da utilização dessa ferramenta online para evitar o contato direto. Para análise dos resultados, utilizou-se do método da análise de conteúdo em sua vertente temática. Após transcrição das entrevistas, foram construídas três categorias analíticas: (a) Questões de gênero e machismo nos jogos digitais; (b) Questões de sexualidade e LGBTfobia nos jogos digitais; e (c) As potencialidades dos jogos digitais na desconstrução de práticas discriminatórias. Os resultados demonstraram que o ambiente dos jogos online é caracterizado pela discriminação com as jogadoras, principalmente por assédios moral e sexual. Além disso, as representações das mulheres e das pessoas da população LGBT nos jogos eletrônicos ainda são poucas em comparação com as representações de homens brancos cisgênero heterossexuais. Portanto, a falta de diversidade em termos de identidades de gênero, orientações sexuais e de corpos ainda é uma questão fundamental a ser superada nos jogos eletrônicos. As possibilidades de desconstruir práticas discriminatórias diante dos jogos surgem na empatia instigada ao se colocar no lugar de um/a personagempt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2021-02-05T11:17:44Z No. of bitstreams: 1 Matheus Costa dos Santos - Monografia.pdf: 863780 bytes, checksum: 125b25820a8cc819711fd93c0b96484c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-02-18T17:10:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Matheus Costa dos Santos - Monografia.pdf: 863780 bytes, checksum: 125b25820a8cc819711fd93c0b96484c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-18T17:10:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Matheus Costa dos Santos - Monografia.pdf: 863780 bytes, checksum: 125b25820a8cc819711fd93c0b96484c (MD5) Previous issue date: 2021-02en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMachismopt_BR
dc.subjectLGBTfobiapt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.titleEstereótipos de Gênero e Diversidade Sexual nos Jogos Eletrônicos: Identidades, Preconceitos e Discriminaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-02-
dc.identifier.orientadorMadureira, Ana Flávia do Amaralpt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheus Costa dos Santos - Monografia.pdf843.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.