Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14797
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Damasceno, Ana Alice | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-03T18:01:05Z | - |
dc.date.available | 2021-03-03T18:01:05Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14797 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo é descrever a dinâmica do bullying no espaço escolar entre estudantes do 8º ano do ensino fundamental nas escolas públicas de Brasília. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal. Os dados utilizados nesta pesquisa são provenientes de um estudo de maior magnitude onde foram identificadas e extraídas as respostas dos alunos do oitavo ano do ensino fundamental. Dentre os resultados encontrados, estes alunos destacam-se por apresentar maior número de envolvidos em atos de bullying, onde, 34% relataram ser vítimas e 40 % ser agressores. Ser apelidado foi o tipo de manifestação com maior prevalência (62 %) entre as vítimas. A prevalência do bullying, suas características e as consequências negativas por ele acarretadas configuram esse fenômeno como um problema de saúde pública e, abre precedentes para ações intersetoriais, incluindo a enfermagem no diagnóstico e prevenção do bullying. O estudo remete a importância de identificar e propor uma reflexão sobre os aspectos do bullying e possibilidades de minimizar os danos causados por esse tipo de violência no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2021-01-27T12:54:07Z No. of bitstreams: 1 Ana Alice.pdf: 349509 bytes, checksum: 3b6a462c1d9f064c628981ef873198b8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-03-03T18:01:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ana Alice.pdf: 349509 bytes, checksum: 3b6a462c1d9f064c628981ef873198b8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-03T18:01:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Alice.pdf: 349509 bytes, checksum: 3b6a462c1d9f064c628981ef873198b8 (MD5) Previous issue date: 2021-01-27 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Saúde escolar | pt_BR |
dc.title | A dinâmica do bullying: O perfil de estudantes do 8º ano das escolas públicas da capital brasileira | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021-01-27 | - |
dc.identifier.orientador | Sampaio, Julliane Messias Cordeiro | pt_BR |
dc.publisher | UniCEUB | pt_BR |
Appears in Collections: | ENF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Alice.pdf | 341.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.