Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14805
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | População transgênera em serviços de saúde e ambientes de formação: uma revisão integrativa |
Authors: | Souza, Giovanna Louise Bomfim de |
metadata.dc.identifier.orientador: | Oliveira, Ester Mascarenhas |
Abstract: | A invisibilidade vivenciada pelas pessoas transgêneras, reflete uma existência marcada por repúdio, preconceito e recorrentes episódios de violência. Esse contexto, por hora marcado pelas diferentes formas de agressão, somado à escassez de estratégias de atenção à saúde e educação incidem, sobre o referido segmento como catalisadores de vulnerabilidade. O objetivo deste artigo foi descrever os elementos que fazem parte do contexto de saúde e educação da população transgênera. Trata-se de uma revisão integrativa. Para conduzir as buscas foi utilizada a estratégia SPIDER, permitindo evidenciar pesquisas com diferentes delineamentos. Foram selecionados dezoito artigos nas bases de dados SciELO, LILACS e PEPSIC. Os contextos sociais de saúde e educação vivenciados pela população transgênera são marcados por condições adversas, a exemplo do não respeito ao nome social e identidade de gênero, despreparo dos profissionais para lidar com tamanha singularidade. Mesmo com os avanços já alcançados, ainda existem desafios a serem superados. A discriminação e o estigma são as principais barreiras a serem desconstruídas para o alcance de uma atenção integral voltada para esse grupo. |
Keywords: | Pessoa Transgênera Processo Transexualizador Qualificação Preconceito Violência |
Publisher: | UniCEUB |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14805 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | ENF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Final Giovanna Louise.pdf | 577.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.