Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15026
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCapo, Larissa Schenato-
dc.date.accessioned2021-04-29T12:14:26Z-
dc.date.available2021-04-29T12:14:26Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCAPO, Larissa Schenato. O enfrentamento do bullying: perspectiva das vítimas após intervenção com professores. 2020. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário da Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15026-
dc.description.abstractO bullying é problema de saúde pública multifacetado e multicausal que acomete cerca de 30% dos estudantes do Brasil e de outros países. Trata-se de uma violência escolar no qual o professor tem papel fundamental na sua prevenção. O objetivo dessa investigação foi avaliar os efeitos de uma intervenção realizada com os professores de uma escola na capital brasileira com o intuito de auxiliá-los na mediação dos conflitos envolvendo o bullying. A execução das atividades foi planejada a partir das respostas de 148 estudantes do 6º ao 9º ano de ensino. Tratou-se de uma pesquisa do tipo quase-experimento (after and before), os dados foram coletados entre novembro e maio de 2019 e submetidos à análise estatística, obtendo se a razão de prevalência com o intervalo de confiança (IC) de 95% e comparação dos períodos pré e pós intervenção. Os resultados apontaram diminuição do número de vítimas (de 42,5% para 29,7%) e alterações benéficas no que tange às variáveis que despontaram uma mudança de comportamento positivo na escola. Ao final, como demonstram os resultados, a sensibilização do corpo docente assim como, capacitá-lo para intervir nas situações de conflito, desponta uma melhoria no ambiente escolar e quebra de ciclos de violência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by denison pereira (denison.rolim@uniceub.br) on 2021-01-28T16:57:02Z No. of bitstreams: 1 Larissa Capo.pdf: 269521 bytes, checksum: fb2bdda79631bce9c97450348dcf0b30 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2021-04-29T12:14:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Larissa Capo.pdf: 269521 bytes, checksum: fb2bdda79631bce9c97450348dcf0b30 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-29T12:14:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Larissa Capo.pdf: 269521 bytes, checksum: fb2bdda79631bce9c97450348dcf0b30 (MD5) Previous issue date: 2021-01-28en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectVítimapt_BR
dc.titleO enfrentamento do bullying: perspectiva das vítimas após intervenção com professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-01-28-
dc.identifier.orientadorSampaio, Julliane Messias Cordeiropt_BR
dc.publisherUniCEUBpt_BR
Appears in Collections:ENF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa Capo.pdf263.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.