Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15026
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Capo, Larissa Schenato | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-29T12:14:26Z | - |
dc.date.available | 2021-04-29T12:14:26Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | CAPO, Larissa Schenato. O enfrentamento do bullying: perspectiva das vítimas após intervenção com professores. 2020. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário da Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15026 | - |
dc.description.abstract | O bullying é problema de saúde pública multifacetado e multicausal que acomete cerca de 30% dos estudantes do Brasil e de outros países. Trata-se de uma violência escolar no qual o professor tem papel fundamental na sua prevenção. O objetivo dessa investigação foi avaliar os efeitos de uma intervenção realizada com os professores de uma escola na capital brasileira com o intuito de auxiliá-los na mediação dos conflitos envolvendo o bullying. A execução das atividades foi planejada a partir das respostas de 148 estudantes do 6º ao 9º ano de ensino. Tratou-se de uma pesquisa do tipo quase-experimento (after and before), os dados foram coletados entre novembro e maio de 2019 e submetidos à análise estatística, obtendo se a razão de prevalência com o intervalo de confiança (IC) de 95% e comparação dos períodos pré e pós intervenção. Os resultados apontaram diminuição do número de vítimas (de 42,5% para 29,7%) e alterações benéficas no que tange às variáveis que despontaram uma mudança de comportamento positivo na escola. Ao final, como demonstram os resultados, a sensibilização do corpo docente assim como, capacitá-lo para intervir nas situações de conflito, desponta uma melhoria no ambiente escolar e quebra de ciclos de violência. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by denison pereira (denison.rolim@uniceub.br) on 2021-01-28T16:57:02Z No. of bitstreams: 1 Larissa Capo.pdf: 269521 bytes, checksum: fb2bdda79631bce9c97450348dcf0b30 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2021-04-29T12:14:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Larissa Capo.pdf: 269521 bytes, checksum: fb2bdda79631bce9c97450348dcf0b30 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-04-29T12:14:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Larissa Capo.pdf: 269521 bytes, checksum: fb2bdda79631bce9c97450348dcf0b30 (MD5) Previous issue date: 2021-01-28 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.subject | Vítima | pt_BR |
dc.title | O enfrentamento do bullying: perspectiva das vítimas após intervenção com professores | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021-01-28 | - |
dc.identifier.orientador | Sampaio, Julliane Messias Cordeiro | pt_BR |
dc.publisher | UniCEUB | pt_BR |
Appears in Collections: | ENF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Larissa Capo.pdf | 263.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.