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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15072
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Brandão, Victor Craviée Rêgo | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-02T21:23:55Z | - |
dc.date.available | 2021-06-02T21:23:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO. Victor Craviée Rêgo. O ensino de projeto de arquitetura e os desafios de aprendizagem da disciplina no ensino a distância. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15072 | - |
dc.description.abstract | Disserta-se neste trabalho sobre os caminhos da educação a distância no Brasil, suas características e contornos nos tempos atuais. Tem-se como objetivo investigar a viabilidade do ensino de Projeto de Arquitetura a distância, seus agentes atuantes e interesses por trás da difusão do ensino a distância. Com esse intento, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo, de dados coletados junto ao Ministério da Educação e da análise documental das principais instituições de ensino em modalidade integralmente EAD, clarificando sobre as disciplinas presenciais para os cursos a distância em contraste com as novas bases curriculares integralmente a distância. A pesquisa de campo realizada com professores de arquitetura confirmou importantes informações que corroboraram e complementaram a pesquisa bibliográfica, como motivos que inviabilizam o ateliê digital. Adicionalmente, algumas experiências internacionais que visam e visaram à criação de ateliês virtuais de projeto foram analisadas para descobrir se tiverem êxito ou não e suas razões. Verificou-se, então, que não obtiveram sucesso devido à inexistência de uma plataforma que conseguisse reproduzir as dinâmicas presenciais e metodologias. Concluiu-se que, do ponto de vista metodológico, é sim possível haver transmissão de conhecimento em EAD, mas há escassez de metodologias, tecnologias e disseminação de tecnologias já existentes para que se obtenham resultados mais satisfatórios dentro da disciplina de Projeto de Arquitetura. Entretanto há sério descumprimento de normas que dizem respeito à qualidade das graduações de arquitetura e urbanismo e, dessa forma, receia-se pela qualidade dos cursos que ofertam a disciplina de Projeto de Arquitetura a distância | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2021-05-25T12:53:32Z No. of bitstreams: 1 61800026.pdf: 1456874 bytes, checksum: f3e808f30968509de79f07dfca9388f2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2021-06-02T21:23:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61800026.pdf: 1456874 bytes, checksum: f3e808f30968509de79f07dfca9388f2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-02T21:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61800026.pdf: 1456874 bytes, checksum: f3e808f30968509de79f07dfca9388f2 (MD5) Previous issue date: 2021-05-25 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e EAD | pt_BR |
dc.subject | A disciplina Projeto de Arquitetura a distância | pt_BR |
dc.title | O ensino de projeto de arquitetura e os desafios de aprendizagem da disciplina no ensino a distância | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021-05-25 | - |
dc.identifier.orientador | Montenegro, Maria Eleusa | pt_BR |
dc.publisher | UniCEUB | pt_BR |
Appears in Collections: | ARQ - Mestrado |
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