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dc.contributor.authorBouza, Mônica de Oliveira Almeida-
dc.date.accessioned2021-06-02T21:32:07Z-
dc.date.available2021-06-02T21:32:07Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBOUZA, Mônica de Oliveira Almeida. O escape game como ferramenta para identificação de comportamentos de liderança. 2020. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15073-
dc.description.abstractAs empresas estão buscando novas tecnologias e inovação para adaptação ao novo mundo e às novas formas de mercado. Os jogos e a gamificação se mostraram ser uma alternativa inovadora para estimular o aprendizado e atrair clientes, colaboradores e empresas. Diante desse cenário, esta pesquisa visa analisar em que medida é possível identificar comportamentos de lideranças por meio do jogo do tipo Escape Game. Para alcançar esse objetivo foram coletados marcadores do comportamento de liderança antes que os líderes participem do jogo. Para tanto, foi realizada observação comportamental dentro do ambiente de trabalho com as lideranças (N = 16) de uma empresa de Brasília-DF, que também responderam questionários de avaliação comportamental e ao teste psicológico Bateria Fatorial de Personalidade (BFP). Verificou-se que a frequência dos comportamentos das lideranças pesquisadas, apresentarem frequências semelhantes sequencialmente em ambos ambientes, jogo e trabalho. Através do jogo foi possível obter correlações moderadas e significativas (p < 0,05) com o contexto de trabalho dos seguintes comportamentos: cooperar com iniciar (r = 0,53); com escolher (r = 0,60) com superar pressões (r = 0,50) e com gerir o tempo (0,53), também obteve-se correlação de comunicar com escolher (r = 0,48) e com gerir o tempo (r = 0,52). Por fim, o jogo apresentou correlação moderada e significativa com os fatores Socialização e com o fator Realização do teste BFP. Desta forma, a pesquisa respondeu seu objetivo positivamente e apresentou indicadores confiáveis sobre as observações de comportamentos dos líderes que participaram do jogopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2021-05-25T12:57:14Z No. of bitstreams: 1 61700148.pdf: 1219333 bytes, checksum: 5ea31d965a345303b5b8049d87613954 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2021-06-02T21:32:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61700148.pdf: 1219333 bytes, checksum: 5ea31d965a345303b5b8049d87613954 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-02T21:32:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61700148.pdf: 1219333 bytes, checksum: 5ea31d965a345303b5b8049d87613954 (MD5) Previous issue date: 2021-05-25en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectJogos experimentaispt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.titleO escape game como ferramenta para identificação de comportamentos de liderançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2021-05-25-
dc.identifier.orientadorQueiroga, Fabianapt_BR
dc.publisherUniCEUBpt_BR
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