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dc.contributor.authorQueiroz, Elisa Vasconcelos de-
dc.date.accessioned2021-07-13T14:47:56Z-
dc.date.available2021-07-13T14:47:56Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15133-
dc.description.abstractA qualidade do sono depende de diversos fatores, como o cronotipo (preferência de horário do indivíduo para a realização de atividades rotineiras). A consolidação da memória ocorre durante o sono, momento ideal para o processamento das informações pois o cérebro encontra-se recebendo poucas informações externas. O sucesso acadêmico está associado a algumas outras condições, como habilidades, hábitos e o estado de saúde, de modo que a depressão possui ligação negativa, assim como restrições. O objetivo do presente estudo foi identificar o padrão cronobiótico e a qualidade do sono dos estudantes da área da saúde de uma faculdade particular de Brasília-DF e relacioná-lo ao desempenho acadêmico. Foram utilizados os questionários Morningness-eveningness Questionnaire (MEQ) de Horne e Östberg, para identificação do cronotipo; Pittsburgh Sleep Quality Index versão português-Brasil (PSQI-BR), para avaliação da qualidade do sono e Patient Health Questionnaire-2 (PHQ-2), para rastreio de alterações de humor. E o desempenho acadêmico do participante verificou-se pelo autorrelato da menção média final obtida no último semestre cursado. A amostra é constituída por 357 participantes, de ambos os gêneros e que estão matriculados no diurno e no noturno. Na análise do PSQI 277 (78,25%) alunos apresentaram qualidade do sono ruim, não havendo diferença da qualidade entre os turnos e entre os cursos participantes; aqueles que apresentaram boa qualidade, tenderam a obter melhor desempenho acadêmico. A maioria foi classificada como de cronotipo indiferente (57,35%); sendo que 28,83% dos vespertinos expressaram qualidade do sono ruim, indicando uma relação entre o cronotipo vespertino e a pior qualidade do sono; 45,90% dos matutinos alcançaram menção SS e em relação a triagem por transtorno de humor, 57,06% da amostra apresenta uma possível depressão de modo que quando associado com o desempenho, encontrou-se altos índices de depressão naqueles que obtiveram menções mais baixas. Não houve diferença do desempenho quando comparado entre os turnos frequentados. Os dados desse estudo sugerem a associação negativa entre cronotipos vespertinos e qualidade do sono, além da evidência de correlação entre melhor desempenho acadêmico nos estudantes de cronotipo matutino. Por fim, percebeu-se uma provável depressão em estudantes com baixas menções.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2021-07-13T14:47:56Z No. of bitstreams: 1 21554740 - ELISA VASCONCELOS DE QUEIROZ.pdf: 906743 bytes, checksum: 4687101c291a716e1f47f6246a48824d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-13T14:47:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21554740 - ELISA VASCONCELOS DE QUEIROZ.pdf: 906743 bytes, checksum: 4687101c291a716e1f47f6246a48824d (MD5) Previous issue date: 2021-07-13en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQualidade do Sonopt_BR
dc.subjectCronotipopt_BR
dc.subjectRendimento Acadêmicopt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.titleAnálise da qualidade do sono de estudantes universitários da área de saúde e sua relação com desempenho acadêmicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-07-13-
dc.publisherUniCEUBpt_BR
Appears in Collections:MED - Graduação

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