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dc.contributor.authorMontú, Camila Cardoso de Moraes-
dc.date.accessioned2021-08-16T15:45:26Z-
dc.date.available2021-08-16T15:45:26Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMONTÚ, Camila Cardoso de Moraes. A psicoterapia dialógica como cenário social favorecedor de desenvolvimento subjetivo infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15182-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo central compreender como a psicoterapia dialógica, na perspectiva da Teoria da Subjetividade, pode mobilizar novos processos simbólico-emocionais que favoreçam o desenvolvimento subjetivo infantil. O Desenvolvimento Subjetivo é um fenômeno complexo e singular, não reduzido a aspectos cognitivo-intelectuais, motores ou meramente emocionais, mas configurado, ao longo do tempo, a partir das diferentes emoções que vão tomando forma na relação com o outro e marcado pela capacidade de o indivíduo gerar novas produções subjetivas que o levem a abrir caminhos e possibilidades de vivenciar suas experiências. Compreende-se a psicoterapia infantil como um processo dialógico favorecedor de produções subjetivas para o desenvolvimento da criança e, por isso, seu objetivo principal é gerar inteligibilidade aos processos subjetivos emergidos na pessoa, respeitando e valorizando o singular como fonte de produção de conhecimento e capacidade de generalização teórica. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com uma criança de 6 anos, residente em Brasília, em um consultório particular de psicoterapia infantil, onde ocorreram encontros semanais entre a criança e a pesquisadora. Os principais instrumentos utilizados foram as dinâmicas conversacionais, tanto com a criança quanto com seus familiares, além das diversas sessões interativas com jogos, brincadeiras e outras atividades que facilitaram os indivíduos se expressarem com maior riqueza e autenticidade. Para a análise e construção das informações, a Epistemologia Qualitativa serviu de base à Teoria da Subjetividade de González Rey, em uma perspectiva cultural-histórica, norteando este trabalho na produção de conhecimento que ocorreu de forma construtivo-interpretativa, dialógica e singular. A partir do estudado, propiciou-se um outro enfoque no que concerne às representações teóricas e epistemológicas existentes sobre o tema do desenvolvimento infantil, a partir de sua subjetividade e relação com a dialogicidade das relações humanas na psicoterapia. Além disso, a análise interpretativa do caso permitiu evidenciar o caráter subjetivo das relações construídas no espaço psicoterapêutico e a possibilidade de desenvolvimento subjetivo da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2021-08-05T12:45:41Z No. of bitstreams: 1 61700131.pdf: 749795 bytes, checksum: 86a27e592793e13e9673914526b271c0 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T15:45:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61700131.pdf: 749795 bytes, checksum: 86a27e592793e13e9673914526b271c0 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento subjetivopt_BR
dc.subjectDialogicidadept_BR
dc.subjectPsicoterapiapt_BR
dc.titleA psicoterapia dialógica como cenário social favorecedor de desenvolvimento subjetivo infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2020-
dc.identifier.orientadorValéria Deusdará Moript_BR
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