Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15187
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorHolanda, João Mendes Gomes Brasil de-
dc.date.accessioned2021-08-16T16:06:03Z-
dc.date.available2021-08-16T16:06:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationHOLANDA, João Mendes Gomes Brasil de. A construção das identidades masculinas: o olhar de alunos do ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15187-
dc.description.abstractO presente estudo buscou analisar questões relativas à construção das identidades masculinas a partir do relato de alunos do Ensino Médio. Para tanto, foi conduzido um grupo focal de quatro encontros com oito adolescentes do sexo masculino, alunos de uma escola pública do Distrito Federal. Após a realização dos encontros, construiu-se quatro categorias analíticas temáticas: 1) a masculinidade hegemônica em discussão; 2) outras possibilidades de se vivenciar a masculinidade; 3) a escola e suas contradições; e 4) imagens e dinâmicas enquanto recursos metodológicos férteis. A partir dos resultados analisados, pôde-se observar que os participantes associam a masculinidade hegemônica com o uso da violência. A entrada no mercado de trabalho foi vista com muito apreço e o estereótipo do homem enquanto o provedor da família era frequente na fala dos participantes. No entanto, houve também relatos de interesse dos participantes em ter relações mais próximas com os pais e o desejo futuro em exercer uma paternidade mais ativa A escola foi vista pelos participantes como sendo uma forma de preparo para o ingresso no Ensino Superior e, consequentemente, a esperança de melhores ofertas e condições de trabalho. Os participantes comentaram terem gostado de participar das dinâmicas e, a partir das imagens selecionados, foi possível abordar vários temas pertinentes à pesquisa de forma descontraída e acolhedora. Nesse sentido, intervenções que incentivam o diálogo e considere a voz dos/as estudantes é de fundamental importância para a promoção de uma cultura de paz nas escolas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2021-08-05T13:09:17Z No. of bitstreams: 1 61800077.pdf: 10175117 bytes, checksum: bf324d8518065fe6fc72ef7e47884827 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-08-16T16:06:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61800077.pdf: 10175117 bytes, checksum: bf324d8518065fe6fc72ef7e47884827 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T16:06:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61800077.pdf: 10175117 bytes, checksum: bf324d8518065fe6fc72ef7e47884827 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectConstrução da identidade masculinapt_BR
dc.titleA construção das identidades masculinas: o olhar de alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2020-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61800077.pdf9.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.