Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15188
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSchneider, Roy Homero Chaib-
dc.date.accessioned2021-08-16T16:09:29Z-
dc.date.available2021-08-16T16:09:29Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSCHNEIDER, Roy Homero Chaib. Promoção de autonomia na interação entre professores/as e alunos/as. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15188-
dc.description.abstractO presente estudo teórico tem como objetivo analisar o tema da promoção de autonomia nas interações entre professores/as e alunos/as, a partir do referencial teórico da psicologia cultural. Analisamos alguns dos objetivos importantes das instituições escolares na contemporaneidade no contexto das sociedades democráticas, enfatizando a importância fundamental de promoverem o desenvolvimento integral dos/das alunos/as. A discussão teórica apresentada na presente Dissertação indicou que ignorar a importância dos aspectos afetivos e morais no contexto escolar, inclusive, tende a promover a heteronomia dos/das alunos/as. Para desenvolver este argumento, analisamos os processos mediacionais envolvidos no sistema dinâmico do Self e analisamos o papel dos valores presentes no contexto escolar. O estudo realizado indicou, também, a relevância de práticas pedagógicas dialógicas, baseadas na empatia, na cooperação e na construção de relações de confiança entre professores/as e alunos/as como chave para promover o desenvolvimento de pessoas mais autônomas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2021-08-05T13:12:37Z No. of bitstreams: 1 61800087.pdf: 572049 bytes, checksum: c22929163f0cd6e4e1bcaaa1c2c0606e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-08-16T16:09:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61800087.pdf: 572049 bytes, checksum: c22929163f0cd6e4e1bcaaa1c2c0606e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T16:09:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61800087.pdf: 572049 bytes, checksum: c22929163f0cd6e4e1bcaaa1c2c0606e (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInteração professor/alunopt_BR
dc.subjectPromoção da autonomiapt_BR
dc.titlePromoção de autonomia na interação entre professores/as e alunos/aspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2020-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61800087.pdf558.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.