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dc.contributor.authorAraujo, Isabella Alves Alencar de-
dc.date.accessioned2021-08-16T16:12:02Z-
dc.date.available2021-08-16T16:12:02Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationARAUJO, Isabella Alves Alencar de. Práticas pedagógicas e os estudos de gênero: a valorização da diversidade e a promoção de uma cultura de paz. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15189-
dc.description.abstractA escola, nas sociedades letradas, pode se configurar como uma instituição muito importante na vida dos indivíduos. Porém, esta apresenta um aspecto contraditório por poder ser tanto promotora de mudanças sociais quanto produtora e reprodutora de comportamentos estigmatizantes, opressores e discriminatórios. A partir da perspectiva da Psicologia Cultural e focando nos Estudos de Gênero e na História das desigualdades educacionais no Brasil, esta Dissertação teve como principal objetivo analisar práticas escolares que podem facilitar ou dificultar a promoção de uma cultura de paz e de valorização da diversidade, focando nas questões de gênero, em uma escola pública de Ensino Fundamental II no Distrito Federal. Para isto, foram realizadas uma entrevista individual semiestruturada com uma professora e a observação participante em três aulas de dois professores em uma mesma turma. A partir das observações e da entrevista, foram construídas três categorias analíticas, sendo estas: 1) Práticas incentivadas pela escola que podem favorecer a valorização da diversidade; 2) Práticas que podem favorecer a valorização da diversidade na interação professor/a-aluno/a em sala de aula; 3) Igualdade e Desigualdade de gênero no contexto escolar, a partir da percepção de uma professora de História. Os resultados da pesquisa indicaram a importância do Projeto Político Pedagógico e das leis para a realização de práticas pedagógicas coerentes com os princípios democráticos; assim como a infraestrutura pode ser importante para a aprendizagem; e também como a atuação dos/as professores/as pode auxiliar no desenvolvimento das práticas democráticas no contexto escolar, utilizando, por exemplo, das Artes para promover discussões importantes, mas consideradas socialmente polêmicas, tais como a discussão sobre as questões de Gênero.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2021-08-05T13:16:15Z No. of bitstreams: 1 61850027.pdf: 2143143 bytes, checksum: 9d80398a328ad1cd524b4a6bb06d5ab8 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T16:12:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61850027.pdf: 2143143 bytes, checksum: 9d80398a328ad1cd524b4a6bb06d5ab8 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudo de gêneropt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectCultura de pazpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas e os estudos de gênero: a valorização da diversidade e a promoção de uma cultura de pazpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2020-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
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