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dc.contributor.authorRodrigues, Luan Soares-
dc.date.accessioned2021-08-20T18:19:23Z-
dc.date.available2021-08-20T18:19:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15313-
dc.description.abstractA presente monografia analisou e discutiu o tema sobre a construção da memória coletiva no Brasil pós-ditadura militar, com o objetivo de compreender a narrativa apresentada pelos atores durante o processo de justiça de transição e participação da memória coletiva na criação da história brasileira pós-ditadura. Acerca dos objetivos específicos, buscou-se compreender as fases do desenvolvimento da formação da memória coletiva de uma sociedade Brasileira pósditadura de 1964; investigar os discursos sociais da ditadura e da democracia; e analisar a formação e os componentes formadores da memória individual, coletiva e histórica na sociedade brasileira. Na elaboração do referencial teórico deste estudo, fundamentou-se em pressupostos históricos e sociais da perspectiva construtivista de Alexander Wendt; em Maurice Halbwachs, discutiu-se o contexto histórico do estudo da memória, conceitualizando os termos memória individual, coletiva e histórica, bem como os acontecimentos pós-ditadura com relação a justiça de transição e os lugares de memória provenientes do período de regime militar, além de autores como Stampa; Rodrigues (2014); Teitel (2011); Weichert (2012); Nora, Pierre (1989). No tocante à metodologia utilizada, o método histórico e a pesquisa de cunho qualitativo foram selecionados para estruturá-la. A América Latina passou por uma onda de regimes totalitários liderados por militares marcados por governos autoritários caracterizados pela anulação dos direitos democráticos e por graves violações dos Direitos Humanos. A ditadura militar no Brasil durou 21 anos e a redemocratização brasileira foi lenta e inacabada, ou seja, permanece inconcluso o processo de transição para uma democracia plena. Pode-se inferir que a memória coletiva brasileira está sempre em construção e em transformação, proporcionando, assim, um recurso de recordação do passado. Recomenda-se a necessidade de continuação do estudo sobre a temática da memória de Halbwachs no âmbito da América Latina como um todo, levando-se em consideração outros países e a formação da memória coletiva de cada um deles.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2021-08-20T12:36:53Z No. of bitstreams: 1 Luan Rodrigues 21707973 (2).pdf: 1382449 bytes, checksum: 7495f26ba842c0bed3b102766f9148d7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-08-20T18:19:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luan Rodrigues 21707973 (2).pdf: 1382449 bytes, checksum: 7495f26ba842c0bed3b102766f9148d7 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectMemória individualpt_BR
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectLugar de memóriapt_BR
dc.subjectJustiça de transiçãopt_BR
dc.subjectDitadura Militarpt_BR
dc.titleA memória coletiva na criação da história brasileira pósditadura de 1964: um estudo à luz da teoria construtivista das relações internacionaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.identifier.orientadorLucas Soares Portelapt_BR
Appears in Collections:REL - Graduação

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