Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15629
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sarno, Marcos Lamego | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-11T14:55:06Z | - |
dc.date.available | 2022-02-11T14:55:06Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15629 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo procura expor os questionamentos de política internacional contidos na estética artística do filme “O Leão de Sete Cabeças”, dirigido pelo brasileiro Glauber Rocha. Serão analisadas as maneiras em que o filme discute ideias referentes ao fenômeno histórico do colonialismo, passando por alguns passos essenciais: primeiro, escrutinar o conceito de estética através dos escritos de Roland Bleiker sobre a “virada estética” nasRelaçõesInternacionais,eassimentenderolugardaartenaanálisepolíticaesua importância; e segundo,asideiasdofilmeserãoabordadasteoricamentesobàluzdosestudos do grupo Modernidade/Colonialidade, que extensivamentediscutiuocolonialismoemtermos que são reverberados no filme, como: a persistência da opressão colonial para além da independência dos países colonizados - conceito esse chamado colonialidade do poder, desenvolvido por Aníbal Quijano; e também a ideia de desligamento epistemológico de Walter Mignolo, a fim de abordar de quais maneiras a linguagem estética do filme propõe uma práticadecolonial | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2022-01-21T12:50:37Z No. of bitstreams: 1 Marcos Lamego Sarno RA 21801010.pdf: 14292190 bytes, checksum: fcbeabcc68b5ea40bfceafdf7f432c07 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-02-11T14:55:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marcos Lamego Sarno RA 21801010.pdf: 14292190 bytes, checksum: fcbeabcc68b5ea40bfceafdf7f432c07 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-11T14:55:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcos Lamego Sarno RA 21801010.pdf: 14292190 bytes, checksum: fcbeabcc68b5ea40bfceafdf7f432c07 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Virada estética | pt_BR |
dc.subject | Colonialismo | pt_BR |
dc.subject | Desligamento epistemológico | pt_BR |
dc.subject | Colonialidade do poder | pt_BR |
dc.subject | Glauber rocha | pt_BR |
dc.subject | Giro decolonial | pt_BR |
dc.title | A discussão decolonial nas relações internacionais sob a análise fílmica de “o leão de sete cabeças” | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2022 | - |
dc.identifier.orientador | Luciano da Rosa Muñoz | pt_BR |
Appears in Collections: | REL - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marcos Lamego Sarno RA 21801010.pdf | 13.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.