Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15656
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrunetto, Raffael-
dc.date.accessioned2022-02-14T21:35:16Z-
dc.date.available2022-02-14T21:35:16Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15656-
dc.description.abstractO presente estudo busca analisar como duas ocorrências aparentemente desconexas estabelecem uma profunda relação. Desse modo, ao apresentar e demonstrar historicamente as produções culturais japonesas, as quais seriam exportadas em quantidade bastante considerável a partir de 1965 一 especialmente as peças literárias de Osamu Tezuka 一, almeja-se revelar como estas desempenharam um papel essencial e inestimável à formação identitária negra norte-americana. Para isso, são tecidos argumentos e evidências históricas comprobatórias acerca tanto da influência que os produtos nipônicos receberam das produções artísticas midiáticas dos Estados Unidos da América, particularmente após o fim da Segunda Guerra Mundial, quanto a respeito de questões raciais e sociais que a população negra norte-americana foi submetida, além de como tal situação se fez responsável por lacunas em sua formação identitária. Isto posto, são dissertados os mecanismos plausíveis ao Japão no seu exercício de poder no cenário internacional 一 em particular quando em mente as sanções advindas da derrota no confronto supracitado 一, além de estabelecer paralelos a fim de elucidar a oposição diametral que estes mecanismos modernos apresentam em relação aos em utilização desde a Restauração Meiji até o fim da Segunda Guerra Mundial. Ademais, versar-se-á sobre como o adentramento de produtos culturais importados foi essencial à construção identitária, especialmente à figura da pessoa negra dentro da sociedade e seus possíveis papéis a serem desempenhados. Por fim, como mecanismo de compreensão aprofundada, há de se utilizar a teoria do frame para que se disseque e analise os meios pelos quais a adesão negra aos produtos culturais japoneses se deu.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2022-01-21T13:50:12Z No. of bitstreams: 1 Raffael Brunetto RA 21904231.pdf: 387075 bytes, checksum: f6e4f35cb5f78bb97f967010b1a5048e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-02-14T21:35:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Raffael Brunetto RA 21904231.pdf: 387075 bytes, checksum: f6e4f35cb5f78bb97f967010b1a5048e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-14T21:35:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raffael Brunetto RA 21904231.pdf: 387075 bytes, checksum: f6e4f35cb5f78bb97f967010b1a5048e (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSoft powerpt_BR
dc.subjectExportações culturais japonesaspt_BR
dc.subjectÁsiapt_BR
dc.subjectEstados Unidos da Américapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectFormação identitáriapt_BR
dc.subjectComunidade negra norte-americanapt_BR
dc.subjectFramept_BR
dc.titleExportações culturais japonesas: seu impacto internacional, capacidade de captação e exercício de soft power e a formação identitária negra norte-americanapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.identifier.orientadorFernanda Luiza Silva de Medeirospt_BR
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raffael Brunetto RA 21904231.pdf378 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.