Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15791
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rios, Alice Boianovsky Veiga | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T11:25:57Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T11:25:57Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | RIOS, Alice Boianovsky Veiga. Contribuições de Winnicott para a compreensão do fenômeno do fracasso escolar. 2022. Monografia (Especialização em Teoria Psicanalítica) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15791 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou analisar o fenômeno do fracasso escolar na realidade da educação pública brasileira dos anos iniciais do Ensino Fundamental com enfoque na teoria psicanalítica de Winnicott. O trabalho foi realizado a partir de leituras e pesquisas em livros, artigos científicos e periódicos da área da educação e também em diversas obras de Winnicott. O primeiro capítulo foi destinado a refletir acerca dos conceitos de fracasso escolar, suas possíveis implicações e também buscou analisar alguns modelos de educação encontrados na realidade brasileira. Já o segundo capítulo teve como foco conceituar teorias de Winnicott que contribuem para o entendimento do ambiente escolar, como a importância do ambiente e do brincar e possibilidades de atuação para construir um ambiente suficientemente bom nas escolas. Ao final, foi possível identificar ações presentes no cotidiano das escolas que podem proporcionar um ambiente mais saudável para professores e estudantes e assim combater o fracasso escolar, sendo importante também continuar estudando e debatendo sobre o assunto e buscar maneiras novas e criativas para se repensar o fazer educacional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-03-29T11:25:57Z No. of bitstreams: 1 ALICE BOIANOVSKY VEIGA RIOS.pdf: 212341 bytes, checksum: 3ad3d34c892339c4f4834cbd0a0bb454 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-29T11:25:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALICE BOIANOVSKY VEIGA RIOS.pdf: 212341 bytes, checksum: 3ad3d34c892339c4f4834cbd0a0bb454 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Winnicott | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | Contribuições de Winnicott para a compreensão do fenômeno do fracasso escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2022 | - |
dc.identifier.orientador | Lívia Milhomem Januário | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALICE BOIANOVSKY VEIGA RIOS.pdf | 207.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.