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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15839
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Oliveira, Ingrid Gabrielle Andrade de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-02T15:29:00Z | - |
dc.date.available | 2022-04-02T15:29:00Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15839 | - |
dc.description.abstract | Esse estudo tem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como objeto central de investigação, sendo que sua alta prevalência na atualidade faz com que seja uma importante ferramenta para a compreensão das subjetividades contemporâneas e seus dilemas. Esse transtorno não somente se insere em uma importante discussão acerca da distinção entre o normal e o patológico, mas também sobre a sociabilidade do indivíduo e suas condições de vida. Nesse sentido, analisamos a constelação política, social, econômica e científica na qual o TDAH é constituído enquanto categoria diagnóstica e na qual adquire seu status privilegiado no discurso psicopatológico. Para Freud, os elementos constitutivos da sociedade na qual se vive são determinantes para as manifestações de sofrimento psíquico vivido pelos sujeitos. A psicanálise nos oferece, dessa forma, recursos para ampliar nossa compreensão acerca das relações entre a cultura e as modalidades de mal-estar presentes nesta – incluindo o TDAH - possibilitando também o resgate do lugar de fala e singularidade do sujeito com esse diagnóstico. O objetivo geral desse trabalho, portanto, é o de identificar algumas das contribuições da psicanálise à compreensão do TDAH e dos processos psíquicos implicados neste transtorno, o situando historicamente e tendo como foco as possíveis articulações entre as manifestações sintomáticas do TDAH e a Teoria dos Atos Falhos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-03-15T13:00:44Z No. of bitstreams: 1 21654447.pdf: 544923 bytes, checksum: 2bfeb8d08c3b11f8ac169edb80249c40 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-04-02T15:29:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21654447.pdf: 544923 bytes, checksum: 2bfeb8d08c3b11f8ac169edb80249c40 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-02T15:29:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21654447.pdf: 544923 bytes, checksum: 2bfeb8d08c3b11f8ac169edb80249c40 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos atos falhos | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.title | Considerações críticas sobre o diagnóstico do TDAH na atualidade | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021 | - |
dc.identifier.orientador | Juliano Lagoas | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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