Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15847
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Marcel Voos De-
dc.date.accessioned2022-04-02T16:47:51Z-
dc.date.available2022-04-02T16:47:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15847-
dc.description.abstractA Síndrome de Burnout (SB) é uma doença grave que acomete profissionais que lidam com cuidados a pessoas e apresenta-se com grande intensidade em profissionais de educação. A doença causa inúmeros prejuízos não somente ao sistema público de educação, mas à saúde mental dos próprios professores e aos alunos que perdem profissionais que antes eram dedicados e que desenvolvem um processo de exaustão, apatia e desumanização, gerando frequentes afastamentos por saúde, alto absenteísmo e até mesmo o abandono da profissão. Essa temática vem demandando a necessidade de estudos e investigações na área da saúde dos educadores e das organizações. Defendendo a importância do assunto, o presente estudo teve como objetivo compreender o fenômeno do burnout na perspectiva de uma professora. Para tanto, valeu-se da análise de uma obra literária, utilizando-se da metodologia qualitativa de Análise do Discurso de Bardin (1977), buscando uma compreensão fenomenológica do tema. A análise das informações culminou em cinco categorias análise: a) expectativa e idealismo com a profissão; b) o processo vivido no contexto educacional e os alicerces do burnout; c) vivenciando o Burnout: encarando o adoecimento e o desamparo; d) perdendo o sentido da vida e e) a reconstrução de si e o compartilhar de suas experiências. O estudo foi capaz de alcançar o objetivo proposto e a metodologia de estudo da narrativa mostrou-se como eficaz para investigação proposta e encontrou consonância na literatura estudada. Acredita-se, por fim, que o estudo contribui com discussões acerca da qualidade de vida do professor em escolas públicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-03-15T17:43:52Z No. of bitstreams: 1 21605585.pdf: 631692 bytes, checksum: fe639dd16e2f0abb637f8b0437c305cf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-04-02T16:47:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21605585.pdf: 631692 bytes, checksum: fe639dd16e2f0abb637f8b0437c305cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-02T16:47:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21605585.pdf: 631692 bytes, checksum: fe639dd16e2f0abb637f8b0437c305cf (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.subjectBurnout em educadorespt_BR
dc.subjectEstresse de professorespt_BR
dc.subjectCondições que favorecem o Burnoutpt_BR
dc.subjectFenomenologia do Burnoutpt_BR
dc.titleBurnout em educadores: perspectiva de uma professorapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.identifier.orientadorIlsimara Moraes da Silvapt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21605585.pdf616.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.