Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Jussara de M. Prata-
dc.date.accessioned2022-04-14T19:50:23Z-
dc.date.available2022-04-14T19:50:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15877-
dc.description.abstractO artigo discute a forma como professores do ensino médio compreendem e vivenciam as experiências estéticas no contexto escolar. O principal objetivo é analisar as possíveis contribuições educacionais dessas vivências na formação ética dos estudantes. Especificamente analisou a visão dos professores/as com relação aos papéis da escola e da família na construção do pensamento crítico e reflexivo dos/as alunos/as e a utilização dessas experiências estéticas na desconstrução dos preconceitos. A pesquisa tem caráter qualitativo, utilizou-se como instrumento roteiro de entrevista semiestruturado e imagens. Foram entrevistados individualmente 3 professores/as da rede pública do DF de forma on-line devido a pandemia covid-19. Para a análise dos relatos, foram criadas 3 categorias analíticas: a) As experiências estéticas em discussão: O “Olhar” dos/as professores/as entrevistados/as; b) As potencialidades educacionais das experiências estéticas na desconstrução de preconceitos e c) O papel da escola e da família na formação ética das novas gerações. Os resultados obtidos demonstram a importância das discussões a respeito dos preconceitos no contexto escolar e quanto à utilização da arte pode colaborar na desconstrução deles. A pesquisa indica necessidade de melhor orientação e apoio institucional aos professores/as com relação a temáticas discriminatórias, incentivo a mais pesquisas dentro do contexto escolar e o posicionamento da psicologia, em especial a escolar, na luta contra o preconceito dentro das escolas. Pois as escolas têm o dever e a responsabilidade de transformar o ambiente escolar em um local de inclusão e respeito, promovendo uma cultura de paz.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-03-21T12:51:33Z No. of bitstreams: 1 21851394.pdf: 269322 bytes, checksum: b4119d258ecc8cb15d8ba1b8db68748c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-04-14T19:50:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21851394.pdf: 269322 bytes, checksum: b4119d258ecc8cb15d8ba1b8db68748c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-14T19:50:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21851394.pdf: 269322 bytes, checksum: b4119d258ecc8cb15d8ba1b8db68748c (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.subjectExperiências estéticaspt_BR
dc.titleExperiências estéticas, diversidade e formação ética no contexto escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.identifier.orientadorAna Flávia Madureirapt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21851394.pdf263.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.