Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15877
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Jussara de M. Prata | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-14T19:50:23Z | - |
dc.date.available | 2022-04-14T19:50:23Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15877 | - |
dc.description.abstract | O artigo discute a forma como professores do ensino médio compreendem e vivenciam as experiências estéticas no contexto escolar. O principal objetivo é analisar as possíveis contribuições educacionais dessas vivências na formação ética dos estudantes. Especificamente analisou a visão dos professores/as com relação aos papéis da escola e da família na construção do pensamento crítico e reflexivo dos/as alunos/as e a utilização dessas experiências estéticas na desconstrução dos preconceitos. A pesquisa tem caráter qualitativo, utilizou-se como instrumento roteiro de entrevista semiestruturado e imagens. Foram entrevistados individualmente 3 professores/as da rede pública do DF de forma on-line devido a pandemia covid-19. Para a análise dos relatos, foram criadas 3 categorias analíticas: a) As experiências estéticas em discussão: O “Olhar” dos/as professores/as entrevistados/as; b) As potencialidades educacionais das experiências estéticas na desconstrução de preconceitos e c) O papel da escola e da família na formação ética das novas gerações. Os resultados obtidos demonstram a importância das discussões a respeito dos preconceitos no contexto escolar e quanto à utilização da arte pode colaborar na desconstrução deles. A pesquisa indica necessidade de melhor orientação e apoio institucional aos professores/as com relação a temáticas discriminatórias, incentivo a mais pesquisas dentro do contexto escolar e o posicionamento da psicologia, em especial a escolar, na luta contra o preconceito dentro das escolas. Pois as escolas têm o dever e a responsabilidade de transformar o ambiente escolar em um local de inclusão e respeito, promovendo uma cultura de paz. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-03-21T12:51:33Z No. of bitstreams: 1 21851394.pdf: 269322 bytes, checksum: b4119d258ecc8cb15d8ba1b8db68748c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-04-14T19:50:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21851394.pdf: 269322 bytes, checksum: b4119d258ecc8cb15d8ba1b8db68748c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-14T19:50:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21851394.pdf: 269322 bytes, checksum: b4119d258ecc8cb15d8ba1b8db68748c (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Contexto escolar | pt_BR |
dc.subject | Experiências estéticas | pt_BR |
dc.title | Experiências estéticas, diversidade e formação ética no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021 | - |
dc.identifier.orientador | Ana Flávia Madureira | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21851394.pdf | 263.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.