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dc.contributor.authorLima, Samuel Gustavo Rocha de-
dc.date.accessioned2022-04-14T22:23:35Z-
dc.date.available2022-04-14T22:23:35Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15883-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar de que modo as experiências estéticas podem contribuir para um ambiente escolar mais inclusivo, a partir da valorização da diversidade na escola e das diversas possibilidades que surgem para fomentar essas discussões. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas virtuais, com apresentação integrada de imagens previamente selecionadas, com três professores/as de diferentes idades, na faixa etária entre 33 e 39 anos. Os resultados indicaram a importância das experiências estéticas na formação de alunos mais éticos, a partir de um olhar voltado à inclusão, ao respeito e valorização da diversidade, em diversos ângulos, tais como religião, etnia, sexualidade e gênero. Os professores demonstraram, através de suas falas, sua dedicação e empenho com os alunos, ajudando-os a enxergarem além do contexto escolar, sinalizando que a arte é parte de nossas vidas, está inserida em nosso cotidiano e pode ser um instrumento importante de reflexão crítica e de mudança social. O debate sobre o papel da escola na formação ética dos alunos também se fez presente em diversos momentos, com a promoção de debates que busquem lidar de forma mais construtiva com os conflitos e apoiar os alunos que sofram algum tipo de discriminação. Apesar das poucas ações institucionais que valorizem a pluralidade existente no contexto escolar, os professores percebem algum avanço em relação ao passado, com a abertura para falar sobre diversidade e até propor novas saídas que possibilitem lidar com os conflitos de forma construtiva, criando assim um ambiente que favoreça discussões mais enriquecedoras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-03-21T13:22:59Z No. of bitstreams: 1 21802769.pdf: 259255 bytes, checksum: d73dd7ce7416dd44f73ff307bd8c8f0f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-04-14T22:23:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21802769.pdf: 259255 bytes, checksum: d73dd7ce7416dd44f73ff307bd8c8f0f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-14T22:23:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21802769.pdf: 259255 bytes, checksum: d73dd7ce7416dd44f73ff307bd8c8f0f (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectÉtica e diversidadept_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleEstética, ética e diversidade na educação a partir da perspectiva de professores/aspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
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