Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15883
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Samuel Gustavo Rocha de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-14T22:23:35Z | - |
dc.date.available | 2022-04-14T22:23:35Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15883 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo analisar de que modo as experiências estéticas podem contribuir para um ambiente escolar mais inclusivo, a partir da valorização da diversidade na escola e das diversas possibilidades que surgem para fomentar essas discussões. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas virtuais, com apresentação integrada de imagens previamente selecionadas, com três professores/as de diferentes idades, na faixa etária entre 33 e 39 anos. Os resultados indicaram a importância das experiências estéticas na formação de alunos mais éticos, a partir de um olhar voltado à inclusão, ao respeito e valorização da diversidade, em diversos ângulos, tais como religião, etnia, sexualidade e gênero. Os professores demonstraram, através de suas falas, sua dedicação e empenho com os alunos, ajudando-os a enxergarem além do contexto escolar, sinalizando que a arte é parte de nossas vidas, está inserida em nosso cotidiano e pode ser um instrumento importante de reflexão crítica e de mudança social. O debate sobre o papel da escola na formação ética dos alunos também se fez presente em diversos momentos, com a promoção de debates que busquem lidar de forma mais construtiva com os conflitos e apoiar os alunos que sofram algum tipo de discriminação. Apesar das poucas ações institucionais que valorizem a pluralidade existente no contexto escolar, os professores percebem algum avanço em relação ao passado, com a abertura para falar sobre diversidade e até propor novas saídas que possibilitem lidar com os conflitos de forma construtiva, criando assim um ambiente que favoreça discussões mais enriquecedoras. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-03-21T13:22:59Z No. of bitstreams: 1 21802769.pdf: 259255 bytes, checksum: d73dd7ce7416dd44f73ff307bd8c8f0f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-04-14T22:23:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21802769.pdf: 259255 bytes, checksum: d73dd7ce7416dd44f73ff307bd8c8f0f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-14T22:23:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21802769.pdf: 259255 bytes, checksum: d73dd7ce7416dd44f73ff307bd8c8f0f (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Ética e diversidade | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Estética, ética e diversidade na educação a partir da perspectiva de professores/as | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021 | - |
dc.identifier.orientador | Ana Flávia do Amaral Madureira | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21802769.pdf | 253.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.