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dc.contributor.authorRocha, Lilian Rose Lemos (coord.)-
dc.date.accessioned2022-06-21T14:52:42Z-
dc.date.available2022-06-21T14:52:42Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationROCHA, Lilian Rose Lemos (coord.). Caderno de pós-graduação em direito: estado, sociedade e direito. Brasília: CEUB; ICPD, 2022.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7267-074-6-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15938-
dc.description.abstractA disciplina “Estado, Sociedade e Direito” da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do CEUB tem como intuito despertar a reflexão crítico-analítica da transversalidade jurídica. Assim, pensar sob a ótica transversal exige, tanto do corpo discente quanto do corpo docente, a integração de saberes e sistemas para a articulação de novos conhecimentos, o aprimoramento dos argumentos e a visão menos segmentada do campo do Direito. Em meio à contínua complexidade desenvolvida pelo Estado e pela sociedade, nota-se o fundamental papel do Direito na articulação de contrários a partir do diálogo de diversos campos e na própria movimentação da complexidade que se faz pela operacionalização de instrumentos de áreas distintas na compreensão de que não existe uma única realidade. O diálogo transversal, portanto, demonstra intrínseco à matriz disponibilizada por meio da disciplina “Estado, Sociedade e Direito”, que foi fruto de intensos debates e reflexões no segundo semestre de 2021. Em conjunto ao exposto, outro instrumento analítico que atravessou a ótica de interpretações e diálogos debatidos relaciona-se à pandemia mundial gerada pelo coronavírus (Covid-19), vírus Sars-Cov-2 e novas variantes. Percebida como um dos maiores desafios mundiais da humanidade no presente tempo, a pandemia foi incluída como lente perceptiva de análise do impacto gerado no Estado, na Sociedade e no redesenho do próprio Direito. Corroborando para a intensa discussão em sala de aula, os/as estudantes da disciplina realizaram a articulação desses diversos saberes a fim de produzir novos diálogos jurídicos a partir do contexto atual percebido e vivido no cenário brasileiro. A seguir, alguns destes trabalhos (artigos) foram selecionados com o objetivo de contribuir para a disseminação do conhecimento no intuito de que a Educação Superior deve “estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo”, em consonância com o artigo 43, inciso III da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996).pt_BR
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleCaderno de pós-graduação em direito: estado, sociedade e direitopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.date.criacao2022-
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