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dc.contributor.authorNóbrega, Fernanda Oliveira da-
dc.date.accessioned2022-08-29T20:20:34Z-
dc.date.available2022-08-29T20:20:34Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16097-
dc.description.abstractO presente artigo tem como seu objetivo principal analisar como a feminilidade e a aparência corporal têm sido representadas na mídia na perspectiva de mulheres com diferentes pertencimentos étnico-raciais e de diferentes idades, a partir de diálogos interdisciplinares entre a psicologia e o campo das artes visuais. Para uma melhor compreensão acerca desta temática, foram exploradas discussões acerca das identidades de gênero e das marcas corporais. Foram também abordados os conceitos de gênero, preconceito e racismo. Para além desta temática, também foi discutido sobre as representações femininas nas artes visuais. Por fim, foi analisado o papel do Instagram na subjetividade de mulheres, no que diz respeito aos aspectos corporais e à autoimagem. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa empírica qualitativa, na qual foram realizadas 3 entrevistas individuais virtuais semiestruturadas, de forma integrada à apresentação de imagens previamente selecionadas, relativas ao tema da pesquisa. As análises das entrevistas foram realizadas a partir do método da análise de conteúdo temática. Os principais resultados da pesquisa evidenciaram o que os padrões estéticos hegemônicos divulgados no Instagram têm influência em como as mulheres se percebem corporalmente, sendo importante ressaltar que cada mulher significa e interpreta da sua forma tais conteúdos midiáticos. Além disso, foi percebida uma competitividade entre as mulheres, que é, muitas vezes, geradora de sofrimento e adoecimento psíquico. Por fim, também foi evidenciado que discursos machistas e misóginos ainda permeiam a sociedade brasileira atual, se desdobrando, muitas vezes, em expectativas irreais em torno do corpo da mulher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-08-26T12:23:33Z No. of bitstreams: 1 21908314.pdf: 619113 bytes, checksum: 4b6bebbb6fad4525d64756dd98c2a825 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-08-29T20:20:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21908314.pdf: 619113 bytes, checksum: 4b6bebbb6fad4525d64756dd98c2a825 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-29T20:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21908314.pdf: 619113 bytes, checksum: 4b6bebbb6fad4525d64756dd98c2a825 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdentidades femininaspt_BR
dc.subjectPadrões estéticospt_BR
dc.subjectAutoimagempt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.titleAparência corporal e feminilidade: o instagram em discussãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
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