Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16107
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jovita, Viviane Maia | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-30T20:11:54Z | - |
dc.date.available | 2022-08-30T20:11:54Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16107 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho visou compreender a importância de as crianças reconhecerem e identificarem seus sentimentos. O interesse da pesquisadora surgiu em face do crescente número de crianças estressadas e depressivas no contexto escolar, além do aumento de ideações suicidas entre adolescentes. O estudo partiu de uma leitura mediada do livro Alice no país das maravilhas, quando a pesquisadora observou, em um estudo de grupo focal, os sentimentos que surgiram nas cinco crianças (Chapeleiro, Rainha de Copas, Duquesa, Coelho e Valete de Copas) ao serem tocadas por essa história e questionadas a respeito das perguntas formuladas pela pesquisadora, dispostas em quatro categorias de análise (Reconhecimento de si próprio, Independência, Amor e Valorização e Aprendizado). O livro foi um instrumento utilizado para propiciar, na fala das crianças, o reconhecimento de seus sentimentos. O resultado obtido demonstrou que as crianças reconheceram e identificaram sentimentos e emoções, inspiradas pela personagem Alice, durante a interação feita no grupo focal. Além disso, foi possível compreender como as crianças interpretaram a história e como cada uma delas demonstrou isso, com o seu jeito de ser e suas características mais marcantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-08-26T16:41:02Z No. of bitstreams: 1 21653905.pdf: 869461 bytes, checksum: 4b734eab290c691ef9d9c80a3f5d524b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-08-30T20:11:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21653905.pdf: 869461 bytes, checksum: 4b734eab290c691ef9d9c80a3f5d524b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-30T20:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21653905.pdf: 869461 bytes, checksum: 4b734eab290c691ef9d9c80a3f5d524b (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Sentimentos infantis e reconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Segurança emocional | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.title | A importância do reconhecimento dos sentimentos por parte das crianças | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2022 | - |
dc.identifier.orientador | Aurea Chagas Cerqueira | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21653905.pdf | 849.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.