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dc.contributor.authorOliveira, Isabela Medeiros de-
dc.date.accessioned2023-03-09T18:54:19Z-
dc.date.available2023-03-09T18:54:19Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Isabela Medeiros de. Fundamentalismo religioso e direitos reprodutivos no Brasil contemporâneo: a educação como instrumento transformador. 2022. Monografia (Bacharelado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16331-
dc.description.abstractAtualmente, no Brasil, vê-se uma crescente onda do fundamentalismo religioso, de forma mais específica, do fundamentalismo cristão, que vem ocupando os mais diversos campos da nossa sociedade e se apropriando de diversos debates socialmente relevantes, principalmente no que diz respeito à garantia de direitos das minorias sociais. Essa forte onda de oposição às minorias sociais fere princípios fundamentais da democracia brasileira e fomenta, na sociedade, discursos de ódio e intolerância contra essas minorias, a fim de garantir e manter a posição de poder e controle social que os fundamentalistas exercem. A partir dessa lógica, os direitos reprodutivos das mulheres também se tornaram alvos desse fundamentalismo, que tem impactado fortemente os debates sobre sexualidade e educação sexual. Portanto, este estudo teve como objetivo geral: analisar o fenômeno do fundamentalismo religioso no Brasil contemporâneo e sua articulação com questões referentes à legalização do aborto, a partir da perspectiva de professores/as do Ensino Fundamental II. Para isso, foram realizadas seis entrevistas individuais semiestruturadas virtuais, com duas professoras e quatro professores do Ensino Fundamental II do Distrito Federal (DF) de forma integrada à apresentação de cinco imagens previamente selecionadas. Delimitou-se a pesquisa com professores/as, a fim de entender suas percepções acerca da temática e identificar as potencialidades da educação como instrumento de transformação social. Os resultados se mostraram bastante interessantes e o estudo revelou a preocupação dos/as profissionais com o avanço do fundamentalismo religioso e suas implicações na promoção de preconceitos sociais e sua influência nos direitos reprodutivos e na educação sexual nas escolas. Ademais, a pesquisa demonstrou o quanto os cursos de licenciatura carecem de uma formação para lidar com assuntos voltados à religiosidade e sexualidade em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-03-09T18:54:19Z No. of bitstreams: 1 Monografia - Isabela Medeiros de Oliveira.pdf: 3085251 bytes, checksum: b2272e8ae2a5859c3409b85fc434518a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-09T18:54:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia - Isabela Medeiros de Oliveira.pdf: 3085251 bytes, checksum: b2272e8ae2a5859c3409b85fc434518a (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFundamentalismo religiosopt_BR
dc.subjectDireitos reprodutivospt_BR
dc.titleFundamentalismo religioso e direitos reprodutivos no Brasil contemporâneo: a educação como instrumento transformadorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
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