Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16331
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Isabela Medeiros de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-09T18:54:19Z | - |
dc.date.available | 2023-03-09T18:54:19Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Isabela Medeiros de. Fundamentalismo religioso e direitos reprodutivos no Brasil contemporâneo: a educação como instrumento transformador. 2022. Monografia (Bacharelado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16331 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, no Brasil, vê-se uma crescente onda do fundamentalismo religioso, de forma mais específica, do fundamentalismo cristão, que vem ocupando os mais diversos campos da nossa sociedade e se apropriando de diversos debates socialmente relevantes, principalmente no que diz respeito à garantia de direitos das minorias sociais. Essa forte onda de oposição às minorias sociais fere princípios fundamentais da democracia brasileira e fomenta, na sociedade, discursos de ódio e intolerância contra essas minorias, a fim de garantir e manter a posição de poder e controle social que os fundamentalistas exercem. A partir dessa lógica, os direitos reprodutivos das mulheres também se tornaram alvos desse fundamentalismo, que tem impactado fortemente os debates sobre sexualidade e educação sexual. Portanto, este estudo teve como objetivo geral: analisar o fenômeno do fundamentalismo religioso no Brasil contemporâneo e sua articulação com questões referentes à legalização do aborto, a partir da perspectiva de professores/as do Ensino Fundamental II. Para isso, foram realizadas seis entrevistas individuais semiestruturadas virtuais, com duas professoras e quatro professores do Ensino Fundamental II do Distrito Federal (DF) de forma integrada à apresentação de cinco imagens previamente selecionadas. Delimitou-se a pesquisa com professores/as, a fim de entender suas percepções acerca da temática e identificar as potencialidades da educação como instrumento de transformação social. Os resultados se mostraram bastante interessantes e o estudo revelou a preocupação dos/as profissionais com o avanço do fundamentalismo religioso e suas implicações na promoção de preconceitos sociais e sua influência nos direitos reprodutivos e na educação sexual nas escolas. Ademais, a pesquisa demonstrou o quanto os cursos de licenciatura carecem de uma formação para lidar com assuntos voltados à religiosidade e sexualidade em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-03-09T18:54:19Z No. of bitstreams: 1 Monografia - Isabela Medeiros de Oliveira.pdf: 3085251 bytes, checksum: b2272e8ae2a5859c3409b85fc434518a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-09T18:54:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia - Isabela Medeiros de Oliveira.pdf: 3085251 bytes, checksum: b2272e8ae2a5859c3409b85fc434518a (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Fundamentalismo religioso | pt_BR |
dc.subject | Direitos reprodutivos | pt_BR |
dc.title | Fundamentalismo religioso e direitos reprodutivos no Brasil contemporâneo: a educação como instrumento transformador | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2022 | - |
dc.identifier.orientador | Ana Flávia do Amaral Madureira | pt_BR |
Appears in Collections: | VET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Isabela Medeiros de Oliveira.pdf | 3.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.