Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVasconcelos, Júlia Faria-
dc.date.accessioned2023-07-27T18:27:43Z-
dc.date.available2023-07-27T18:27:43Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16605-
dc.description.abstractO artigo discute como as experiências estéticas podem ser um meio para a valorização da diversidade, combate ao preconceito, bem como um meio promotor de uma cultura de paz nas escolas. O objetivo geral analisar as possíveis contribuições educacionais da vivência de experiências estéticas na formação ética de estudantes no contexto escolar a partir da perspectiva de professores/as. Especificamente, a pesquisa analisou a visão de professores/as acerca de questões como gênero, racismo, preconceito, diversidade e experiências artísticas. A pesquisa tem caráter qualitativo, utilizou-se como instrumento um roteiro de entrevista semiestruturada e imagens previamente selecionadas. Foram entrevistados/as individualmente 3 professores/as da rede pública e particular do DF de forma on-line. Após as entrevistas, as respostas foram transcritas e foi utilizado o método da análise de conteúdo temática. Os resultados obtidos demonstraram a importância da escola como espaço dialógico com os alunos acerca de temas como sexualidade, racismo, gênero, diversidade, inclusão e como as experiências estéticas podem contribuir para transformar a escola em um espaço de compartilhamento de experiências e sentimentos. A pesquisa indicou que há um déficit na formação dos/as professores/as em relação ao uso de experiências estéticas como meio para muito favorável para aprendizagem, além de existir um desinteresse por parte das escolas em promover esse tipo de experiência. Portanto, concluiu-se que deveria haver mais incentivo para o uso das experiências estéticas em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-07-27T18:26:53Z No. of bitstreams: 1 Artigo - Júlia Faria Vasconcelos.pdf: 258894 bytes, checksum: 891977267acccaf4ac4472fa220427e5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-07-27T18:27:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo - Júlia Faria Vasconcelos.pdf: 258894 bytes, checksum: 891977267acccaf4ac4472fa220427e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-27T18:27:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo - Júlia Faria Vasconcelos.pdf: 258894 bytes, checksum: 891977267acccaf4ac4472fa220427e5 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectExperiências estéticaspt_BR
dc.subjectCultura de paz e preconceitopt_BR
dc.titleExperiências estéticas como prática no contexto escolar: valorizando a diversidade e a formação éticapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
Appears in Collections:PSI - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo - Júlia Faria Vasconcelos.pdf252.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.